Nespereira e S. Tomé de Negrelos com desfiles na rua domingo

Nespereira aguarda enchente nas ruas para ver passar o seu desfile de Carnaval. O desfile de Carnaval de Nespereira realiza-se este domingo, dia 19, e o ex-concorrente da edição de 2022 do Big Brother, Diogo Coelho, é o escolhido para ser o rei do Carnaval. Nesta freguesia de Guimarães o Carnaval termina com o enterro do Arturinho.

é a Associação Cultural Carnavalesca de Nespereira a organizadora do Carnaval da freguesia. Este domingo, às 15h00, junto à sede da Junta de Freguesia, vai ter início o corso carnavalesco, que este ano tem como tema “Do passado ao futuro”, disse ao nosso semanário Jorge Castro, responsável pela associação, que garante mais surpresas.

Além dos números apeados, o desfile terá dois carros alegóricos, mas também a participação da Escola de Samba Lusitana, que além de Nespereira também se desloca a outras localidades para levar o ritmo brasileiro a outros Carnavais desta região. “Podem esperar um grande dia de folia, como é normal em Nespereira, as pessoas que apreçam porque vão gostar do que veem”, garante Jorge Castro.

Os preparativos já se arrastam desde novembro/dezembro do ano passado, mas está “tudo bem encaminhado” para proporcionar uma tarde de boa disposição. “Dá muito trabalho, mas é com gosto que se faz”. “Não é fácil, mas quando as pessoas gostam e querem ajudar torna-se possível”, assume Jorge Castro, satisfeito por ver que a nova geração começa a aproximar-se para dar seguimento a esta tradição. “Claro que se perderam alguns elementos, mas vêm outros”, salienta, deixando agradecimentos também à população de Nespereira, à Câmara Municipal de Guimarães, à Junta de Freguesia e aos patrocinadores pelo apoio disponibilizado.

“Juntamos aqui milhares de pessoas nesse dia, é uma satisfação ver as ruas de Nespereira apinhadas de gente”, refere. O desfile de Carnaval vai sair das proximidades da sede da Junta, com passagem pela Estrada Nacional 105, “Mirasol” e regressa às imediações do edifício da autarquia de Nespereira. Mas o Carnaval só terminará à noite com o enterro do Arturinho, junto ao regato, em frente à Igreja. “Também junta algumas pessoas, não tantas como à tarde, mas é engraçado e o povo gosta, é uma tradição já antiga, enterramos o Arturinho e no final temos uma sessão de fogo de artifício”, explica Jorge Castro.

“Toda a gente que gosta do Carnaval que apareça a Nespereira, porque vai ter uma tarde agradável, que tragam [também] pessoas que ainda não vieram ao Carnaval de Nespereira, porque de certeza que vão gostar daquilo que veem”, é o convite que Jorge Castro deixa ficar.

 

S. Tomé de Negrelos promete “Carnaval do povo” com desfile este domingo

A Rua do Carnaval, em S. Tomé de Negrelos, concelho de Santo Tirso, é o ponto de partida para o desfile que estará na rua este domingo, dia 19, a partir das 14h00. No final haverá um espetáculo musical com o cantor Markes Brasil.

é a Junta de Freguesia de S. Tomé de Negrelos, com o apoio de um grupo de “Amigos do Carnaval” quem está na organização do corso carnavalesco. “Há cerca de seis anos, fruto do cansaço e do elevado custo que o corso tinha, foi sendo cada vez mais difícil arranjar comissões para a realização do Carnaval”, explica o presidente da Junta, Roberto Figueiredo. Enquanto autarca, salienta que um dos seus propósitos é o de manter a “identidade cultural” da vila, daí que não tenha o “compromisso para com os negrelenses e para com as tradições da freguesia”. “Como tal lançámos mãos à obra e não iremos deixar cair um dos marcos da nossa vila e do nosso concelho”, refere, orgulhoso pelo que considera o “Carnaval com mais reputação de Santo Tirso”.

De acordo com Roberto Figueiredo, “o corso carnavalesco deixou de ter o luxo que tinha há uns anos, passou a ser realizado em moldes diferentes, os seja, os carros [alegóricos] são feitos por nós, não é um Carnaval tão rico, mas sim um Carnaval de caretos, por assim dizer, um Carnaval do povo, é genuíno”.

Nesta edição, estão previstos nove a 10 carros alegóricos e alguns serão da responsabilidade de alguns particulares que fazem questão de preparar o seu. “No último Carnaval, antes da pandemia, já foi assim e, como tal, decidimos manter esse mesmo repto para que todos possam participar no corso carnavalesco. Não há tema nem rei do Carnaval – como em tempos já chegou a haver -, o importante, salienta é “trazer a folia às ruas de Negrelos e a sátira, que é extremamente típica”. “Durante este ano vamos tentar arranjar uma comissão para o ano 2024, mas se não conseguirmos arranjar com certeza que no próximo ano o mesmo será feito nos mesmos moldes”, garante.

O trajeto será o habitual, começa na Rua do Carnaval, passa para a Avenida da Mourinha, a avenida da Igreja, passa pela escola, vem pelo novo arruamento da vila, sobe à Rua do Giestal, passa pela Junta de Freguesia e terminará em frente às escolas, no parque, onde vai atuar Markes Brasil.

“Que todas as pessoas visitem S. Tomé de Negrelos e se divirtam com o nosso corso carnavalesco e, acima de tudo, que se sintam felizes e possam dar azo à sua alegria e imaginação para que possam disfrutar deste corso carnavalesco, a nossa vida às vezes é cinzenta, mas vamos pelo menos no dia 19 alegrar a nossa vida”, afirma o presidente da Junta de Freguesia.  

 

 

 

PUB___