Miguel Martins estreou-se como Júnior na Taça da Madeira
Prova foi momento de encerramento competitivo do ano em Karting
A Taça da Madeira de Karting 2025 confirmou-se como um encerramento de época de em festa e com grande dimensão competitiva, reunindo 84 pilotos inscritos, mas apenas 80 participantes no Kartódromo do Faial, naquela que foi a segunda maior lista de inscritos de sempre da prova, muito próxima da registada em 2022. A forte presença de pilotos oriundos do Continente voltou a sublinhar o prestígio crescente da competição e a capacidade da Região para acolher eventos de elevada exigência logística e desportiva.
A iniciativa contou com a presença do piloto vizelense Miguel Martins, que decidiu dar um passo em frente e estrear-se como Júnior, alcançando um honroso 4º lugar, numa corrida realizada em condições muito difíceis, com apenas dois treinos e contra pilotos com muita experiência.
Na segunda corrida um dos pilotos que subiu ao pódio bateu-lhe e perdeu-se ai a oportunidade de lutar pela presença no pódio. “Uma pista muito difícil fisicamente, dentro de um kart totalmente diferente, já para adultos”.
Considera positiva a estreia como Sénior: “Correu muito bem para a estreia, odia ter corrido a prova mini, mas preferi fazer algo difícil, pois é nas dificuldades que se evolui mais”, destaca o jovem piloto.
Na categoria Júnior, Afonso Lopes venceu uma final muito equilibrada, superando Afonso Silva e João Caramelo.
Recorde-se que 2025 acabou por ser um ano em grande para Miguel Martins, aos 11 anos, tornou-se o primeiro piloto português a ganhar uma corrida nas 14 edições do IWF (IAME Warriors Final), considerado o ‘Campeonato do Mundo’ da categoria X30 Mini, disputado e no Kartódromo Internacional Lucas Guerrero, em Valência (Espanha).
Com 21 pódios, 8 poles e 14 vitórias, o Miguel Martins fechou 2025 com trabalho e muita dedicação.








