Irene Costa já é deputada na Assembleia da República

A vizelense Irene Costa assumiu esta quinta-feira, as funções de deputada na Assembleia da República, ao integrar o Grupo Parlamentar do Partido Socialista (PS). Nas Eleições Legislativas de 30 de janeiro, Irene Costa integrou a Lista do PS pelo Círculo Eleitoral de Braga no 11º lugar, tendo o partido eleito no distrito 9 mandatos.

O que acabou por acontecer é que José Luís Carneiro que encabeçou a candidatura por Braga assumiu as funções de Ministro da Administração Interna e Elisabete Matos, que seguiu no segundo lugar, pediu a suspensão do exercício das suas funções como deputada até ao próximo dia 30 de setembro para terminar o seu mandato na Direção Artística do Teatro Nacional S. Carlos, em Lisboa. Desta feita, Irene Costa, assistente social há mais de 20 anos no concelho, assume agora o cargo de deputada do Partido Socialista na Assembleia da República: “Em primeiro lugar, representa um imenso orgulho por estar aqui a representar Vizela mas também uma responsabilidade enorme porque não é fácil um concelho como o nosso ter representatividade na Assembleia da República”.

Nos próximos meses, a vida de Irene Costa vai dividir-se entre os distritos de Braga e de Lisboa. Neste momento, ainda não sabe em que Comissão da Assembleia da República será colocada mas tentará escolher a que melhor se adeque à sua experiência e conhecimentos adquiridos ao longo da sua vida.

No entanto, Irene Costa, que é também deputada na Assembleia Municipal de Vizela, no anterior mandato pelo Movimento Vizela Sempre e no atual pelo PS, afirma-se preparada para ser a voz dos vizelenses no Parlamento, servindo o concelho, o distrito e o país: “Estou preparada, porque é essa a minha função. Ser a voz de Vizela, ouvir os anseios e as preocupações da nossa população e tentar procurar encontrar as melhores respostas. Nesta fase, ainda é muito cedo para falar, mas o meu empenho é total, tal como a minha vontade de trabalhar pelo nosso concelho e distrito e servir o nosso país ao cumprir a minha função enquanto deputada.”.

Ter Irene Costa a representar Vizela na “Casa da Democracia” é muito significativo, defende, por sua vez, Victor Hugo Salgado, presidente da Câmara Municipal de Vizela, eleito também ele pelo PS nas últimas Eleições Autárquicas: “é, sem dúvida, uma grande mais-valia. Desde que Vizela é concelho, tive a possibilidade de ser deputado durante um ano e agora por um período ainda maior teremos um novo deputado de Vizela, [neste caso deputada] na Assembleia da República, que vai reafirmar a nossa ponte entre Lisboa e Vizela e que poderá ser uma mais-valia num conjunto de matérias relevantes para o nosso Município”.

Principalmente num mandato em que se colocam grandes desafios. Lembramos a execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) mas também o novo Quadro Comunitário de Apoio (QCA) e o autarca Victor Hugo Salgado acrescentou a crise energética. Irene Costa será a voz de Vizela no Parlamento: “Não é que Vizela venha a ser favorecida ou desfavorecida, mas todos temos que lutar para que Vizela seja conhecida nas suas necessidades. O que acontece é que Vizela terá agora mais uma voz  para que se conheçam as especificidades do nosso concelho, num período marcado por questões essenciais, de que é exemplo a execução do PRR e a abertura do próximo QC 2030, mas também numa altura em que verificamos oscilações significativas em relação à despesa corrente da Câmara Municipal face a esta “crise energética” e que é partilhada com as empresas e também com os particulares”.

A Rádio Vizela também tentou obter uma reação de André Castro, presidente da Comissão Administrativa da Concelhia de Vizela do Partido Socialista, à tomada de posse de Irene Costa enquanto deputada da Assembleia da República mas, até ao momento, sem sucesso.

PUB___