Faleceu o fotógrafo e deputado João Azevedo

O vizelense, proprietário do estúdio de fotografia Vizelab sedeado na Av. Abade Tagilde, faleceu esta madrugada, dia 03 de janeiro, aos 63 anos, no hospital, vítima de doença.

Conhecido da maioria dos vizelenses, António João Ribeiro Azevedo foi em 2021, o candidato da coligação PSD-CDS/PP, à Junta de Freguesia de Caldas de Vizela, onde exercia até há bem pouco tempo, as funções de deputado. Aliás, esteve ao serviço da vida autárquica desde 2001, ano em que se realizaram as primeiras eleições para o concelho de Vizela, sendo membro da Assembleia de Freguesia durante mais de duas décadas. Era ainda vice-presidente da Comissão Política do PSD Vizela.

Apesar do seu falecimento acontecer precocemente, João Azevedo foi sempre presença ativa nas escolas frequentadas pelas suas filhas e sócio em diversas associações, fazendo inclusive parte dos órgãos Sociais da Associação Comercial e Industrial de Vizela, sendo, atualmente, o presidente da Assembleia-Geral da Casa do Povo de Vizela.

Como fotógrafo esteve também sempre ligado às causas de Vizela, com grande orgulho pelo espólio de fotografias que retratam a luta autonómica de Vizela, e também às escolas que percorreu em muitos natais, com as tradicionais sessões fotográficas.

Vizela despedir-se-á de João Azevedo este sábado, dia 04 de janeiro. O seu funeral está marcado para as 15h30, na Paróquia de S. Miguel, onde o seu corpo estará em câmara ardente a partir das 14h00 desta sexta-feira.

Neste momento que é de dor e despedida, a Rádio Vizela apresenta as sentidas condolências à sua família e amigos mais próximos e que com ele privaram ao longo da sua vida.

 

Reações

 

Jorge Pedrosa

Líder da Coligação “Por Vizela” PSD-CDS/PP

“Vou recordá-lo com muita saudade. Além de partilharmos tantos ideais, era uma pessoa muito amiga. Era aquilo a que podemos chamar de um homem bom. Sinto-me completamente desolado por ver partir uma pessoa desta natureza e quero, desde já, dirigir palavras de profundo pesar a toda a família num momento tão duro e difícil. Estou certo de que também deixará saudades em todos os locais por onde passou, nomeadamente na vida autárquica, tendo sido uma pessoa extremamente ativa na vida da comunidade através do seu contributo.

Vamos perpetuar a sua memória e ter sempre presente a pessoa que foi o João tanto no seu percurso político como social, porque era, e volto a dizer, sobretudo, um homem bom”.

 

Júlio César Ferreira

Presidente da Casa do Povo de Vizela

“Durante o tempo que esteve como presidente da Assembleia-Geral foi inexcedível. é uma perda irreparável para a Casa do Povo, que perdeu não só o presidente da Assembleia-Geral, mas também um grande amigo, que estava sempre presente. Pessoalmente, perco um amigo de muitos anos e de uma amizade profunda.

O João sempre foi um apaixonado pela fotografia na sua essência, naquilo que a fotografia tem de puro. Abraçou o digital, numa altura em que já era um profissional e foi fácil para ele fazê-lo. E não obstante os puristas dizerem que o digital iria estragar a fotografia, ele fez dessa mudança algo de importante. Era um grande fotógrafo e um homem apaixonado pelas coisas. Apresento as minhas condolências à Ana Maria, às suas filhas e netinho”.

PUB___