Erguida do pau da bandeira iniciou hoje Festas de S. Gonçalo

Cumpriu-se a tradição e os homens de S. Paio ergueram o pau da bandeira com 35 metros

Em S. Paio cumpriu-se estar tarde a tradição, com a erguida do pau da bandeira, iniciativa que dá início às Festas em Honra de S. Gonçalo. O momento simbólico acontece todos os anos a 26 de dezembro, primeiro cortou-se a árvore, este ano com 35 metros e de tarde foi elevada pela população.

Um momento de muita alegria para a população do S. Paio, até para aqueles que vivem fora de S. Paio e que fazem questão neste momento de voltar para assistir a esta tradição e também ajudar ao levantamento do pau da bandeira.

O presidente da Junta de Freguesia de S. Paio, António Ferreira, destacou as tradições que hoje se cumprem, importantes para os sampaienses: “As pessoas gostam mesmo disto, mesmo que já não vivem cá, vêm cá neste dia para verem a erguida do pau. Também para comer um lanche, que também é da tradição, quem trabalha, no fim, tem direito a ser recompensado”.

Sérgio Silva, da Comissão de Festas de S. Gonçalo, mostrava satisfação pela “grande moldura humana” que acompanhava a erguida do pau da bandeira. Satisfeito pela forma como tudo correu: “É evento que eu tenho mais medo, porque isto torna-se uma brincadeira séria, correu bem, o pau está ao alto e correu tudo bem”.

 

Quim Barreiros é cabeça de cartaz das Festa de S. Gonçalo

 

Depois da erguida do pau, de 02 a 10 de janeiro, decorrem as novenas de S. Gonçalo, de segunda a sexta-feira, às 19H00, e ao fim de semana em horário de eucaristia. No dia 08 de janeiro, quinta-feira, realiza-se a habitual distribuição dos tremoços pela freguesia.

A sexta-feira, 09 de janeiro, fica marcada pela Noite da Juventude, a partir das 22h00, com atuações de Fábio Kasanova, Amora Club, DJ Miguel Teixeira e DJ Coelho X.

O sábado, 10 de janeiro, Dia de S. Gonçalo, começa cedo, às 08h00, com a recolha de donativos pela freguesia, acompanhada pelo grupo de bombos “Bota Fogo”. Às 10h30 celebra-se a missa, com procissão no final. Ao final da tarde, às 19h15, há Cantar dos Reis, na escadaria da igreja, seguindo-se a eucaristia vespertina, às 19H30. A noite encerra em ambiente de festa, com concerto de Quim Barreiros, às 22h30; sessão de fogo de artíficio à meia-noite e DJ convidados a partir das 00h30.

O programa culmina no domingo, 11 de janeiro, com a receção da Banda Filarmónica Vizelense, às 08H30, e o cortejo das juízas, às 09h45. A eucaristia solene em honra de S. Gonçalo realiza-se às 10h30 animada pelo Grupo Coral da Paróquia. À tarde, destaque para o tradicional cortejo com tremoços e vinho, a partir das 13h30; seguindo-se a bênção dos tremoços e do vinho, o leilão das prendas, a atuação do Grupo Folclórico de Souto. Segue-se a majestosa procissão em Honra de S. Gonçalo (16h00), e nova atuação da Banda Filarmónica Vizelense (17h30). As festas encerram com a distribuição dos tremoços e do vinho (18h00) e uma última sessão de fogo de artifício, pelas 18h30.

PUB___