EB 2,3/S de Infias acolhe projeto Erasmus +

Até amanhã, dia 01 de março.

Durante a semana de 25 de fevereiro a 01 de março, a EB 2,3/S de Infias acolhe os seus parceiros Erasmus+ da Grécia, Roménia, Hungria e Lituânia para desenvolver atividades pedagógicas e culturais relacionadas com o projeto “Museum Education in Digital Era” (A Educação nos Museus na Era Digital) que visa proporcionar aos alunos experiências culturais em Museus com o intuito de aprender a ver e a refletir sobre os objetos que estão em exposição. A visita à escola de Infias iniciou-se no dia 25 de fevereiro com uma receção oficial na Câmara Municipal e uma visita aos locais mais emblemáticos de Vizela. À noite, os pais dos alunos da turma envolvida no projeto ofereceram um jantar convívio com comida tradicional portuguesa. Os dias de terça e quarta-feira foram dedicados a explorar a cidade de Guimarães, especialmente a Casa da Memória e o Museu Alberto Sampaio, onde se realizaram uma série de tarefas pedagógicas com recurso às tecnologias digitais. Os restantes dias serão ocupados com atividades culturais e desenvolvimento de tarefas directamente relacionadas com o projeto. Um dos produtos finais deste projeto é uma escultura com fotografias antigas recolhidas nos vários países parceiros documentando a evolução da escola ao longo do século 20. Também se organizou um pequeno núcleo expositivo na Biblioteca da escola de Infias com objectos das antigas escolas primárias e que representam vários aspectos da educação do passado.

Quer a escultura, quer a exposição estão disponíveis para visita na Escola Básica e Secundária de Infias. Sob orientação dos professores, os alunos também criarão um repositório digital de objetos ligados à escola, usando as técnicas de inventariação e de curadoria dos museus. Os alunos dos países parceiros estão alojados em casa das famílias dos alunos de Infias envolvidos no projeto. A próxima deslocação será à Lituânia, em outubro próximo, e desta vez serão os alunos de Vizela a ser acolhidos nas famílias lituânas.

PUB___