Cuidados a ter antes de acender lareiras e salamandras

Os conselhos são do Comandante Paulo Félix, para evitar tragédias.

Com a chegada do tempo frio é natural que procuremos aquecer o interior das nossas casas, mas quem o faz com recurso a lareiras ou a salamandras há cuidados que deve ter em atenção antes de acender estes equipamentos, alerta Paulo Félix, comandante dos Bombeiros Voluntários de Vizela.

E o primeiro cuidado a ter é o de manutenção das condutas de saída de fumo e gases. Segundo Paulo Félix, apesar de as salamandras serem fechadas, é fundamental que os proprietários desses equipamentos tenham em atenção a tubagem, sobretudo em casas que tenham “cobertura em madeira e que no sótão tenham utensílios que possam criar combustão e fazer um incêndio”. “é importante que todos os anos essa tubagem seja verificada por técnicos certificados para o efeito para assegurar a segurança”, alerta o comandante.

Também nas lareiras esta manutenção deve ser feita anualmente. “Até à chaminé, toda aquela conduta de extração de fumo deve ser verificada para que haja a libertação de todos os gases de combustão e partículas existentes, de forma mais segura, para não provocar incêndios nessa conduta”, disse.

Mas a par da limpeza de condutas e da tubagem, os locais onde estão estes equipamentos devem ser corretamente ventilados. “é importante que no compartimento onde está a lareira haja uma entrada para oxigenação, ou seja, uma janela um bocadinho entreaberta, para que se possa fazer ali uma renovação do ar e isto é de extrema importância para que haja, como nós dizemos, uma combustão rica, ou seja, uma combustão que está oxigenada, com uma boa saída de fumos e gases”, salienta Paulo Félix que adverte ainda para a questão do monóxido de carbono, gás que podendo provocar desmaios, dores de cabeça, mal-estar, náuseas, sonolência. “Perante alguns destes sinais e sintomas, lembrar que é preciso oxigenar o espaço e abrir para o exterior um bocadinho uma janela ou uma porta para a renovação do ar”, disse Paulo Félix, acrescentando: “Também é importante não estarmos muito próximos da combustão, manter uma certa distância, nem haver mobiliário ou utensílios que possam entrar em combustão próximos da lareira”. E antes de se deitarem, é importante deixar tudo bem apagado e a ventilação noturna deve manter-se.

Este outono, os Bombeiros Voluntários de Vizela já tiveram de intervir em dois incêndios, um deles de pequena dimensão, em Santa Eulália e em Moreira de Cónegos, cujas chamas deflagraram, possivelmente, pelo não cumprimento adequado destas regras.

 

 

 

PUB___