BE propõe-se a “cuidar mais da Mobilidade” em Vizela
O Bloco de Esquerda (BE) apresenta-se a eleições em Vizela com quatro candidaturas. Nuno Vale é o cabeça de lista à Câmara, Raúl Peixoto lidera as candidaturas à Assembleia Municipal e Santa Eulália e Elísio Órfão volta a encabeçar a lista à União de Freguesias de Caldas de Vizela. Esta sexta-feira, 19 de setembro, no Café Jardim, no centro da cidade, foram divulgadas as principais linhas programáticas que sustentam o manifesto bloquista que será sufragado nas Eleições Autárquicas de 12 de outubro.
Em Conferência de Imprensa, Nuno Vale, candidato à Câmara Municipal de Vizela (CMV), referiu que o BE está particularmente atento às questões relacionadas com a Mobilidade no concelho e que isso também implica olhar pela segurança dos cidadãos: “Queremos cuidar mais da Mobilidade. Infelizmente, no outro dia, assistimos a um atropelamento trágico na rua Sá e Melo. Porque é que quando se pôs o asfalto não se passou em pôr lombas? Já há muitos anos que ouço falar de colegas que quase foram atropelados a ir para a escola, e de pessoas com pouca mobilidade, que são apanhadas no meio da curva, onde eram antigamente as cancelas, e onde aconteceram já vários acidentes”.
Defendeu ainda o candidato um investimento na Mobilidade de Proximidade, que permita aos cidadãos, principalmente aos mais idosos, um acesso mais facilitado ao comércio e serviços no centro urbano: “Falamos de um projeto piloto de um vaivém, que ligue as pessoas das freguesias à cidade em dias de feira semanal, facilitando ainda o transporte das pessoas com mais de 65 anos e várias comorbilidades ao Centro de Saúde”.
Nuno Vale defende que Turismo tem de ir além dos Passadiços
Considera também o cabeça de lista do BE, que Vizela tem potencialidades para ir mais além na área do Turismo: “Victor Hugo Salgado orgulha-se imenso dos Passadiços, mas o que são os Passadiços se não a madeira que foi imposta no meio da paisagem, uma vez em que, em determinadas áreas, poderia ser perfeitamente um caminho pedonal? O que veremos, com o passar dos anos, é que a manutenção sairá cara”. Nuno Vale entende que para o crescimento do turismo no concelho será também fundamental a criação de outras
infraestruturas: “Temos de perceber o que queremos fazer com o Castelo ou com o Cine Parque. Victor Hugo Salgado falou há cerca de 4 ou 5 anos querer a sua revitalização mas e acabou por se refugiar no edifício da Câmara”.
Ainda no âmbito do Turismo, o BE defende um plano de revitalização das Termas de Vizela, bem como a revisão do contrato de concessão com a Tesal para garantir que o complexo termal dá o devido uso e mantém os níveis de qualidade do serviço. Nuno Vale defendeu ainda esta sexta-feira, a criação de condições que permitam um aumento da oferta hoteleira na cidade.
Sobre a oferta Cultural, Nuno Vale disse também que Vizela deve ser mais do que os grandes eventos que ciclicamente se realizam a cidade: “Propormos a criação de uma Ludoteca e Mediateca, um espaço onde as pessoas possam tomar um café ao mesmo tempo que leem um livro, assistem a um filme, onde possam acontecer momentos de teatro, poesia ou até comédia”.
Refira-se que do manifesto eleitoral do BE consta ainda o reforço do programa de apoio às rendas, a criação de um plano municipal de apoio à pobreza, bem como de uma rede pública de creches, infantários e lares de idosos acessíveis a todas as pessoas. Os bloquistas mencionam também a necessidade de um programa de incentivo fiscal e de promoção para revitalizar o comércio tradicional, bem como a criação de um gabinete de apoio ao investidor para atração de investimento no concelho. “As obras de cosmética acabam por não trazer nada de novo à nossa cidade, não há um projeto de futuro para repensar um bocadinho como é que nós queremos a nossa cidade”, defendeu ainda Nuno Vale.
Elísio Órfão: “O nosso comércio é muito pobre, não somos atrativos às empresas e investidores”
Elísio Órfão encabeça, pela segunda vez, a candidatura do BE à União de Freguesias de Caldas de Vizela. “A Junta de Freguesia tem de ser mais jovem, mais digital, mais inclusiva, mais atenta às necessidades dos vizelenses e eu quero fazer inquéritos de satisfação à população para, em conjunto, serem desenvolvidas medidas que permitam uma qualidade de vida superior”, disse o candidato. E deixou uma garantia: “Os vizelenses podem contar comigo, estou aqui para fazer o meu melhor de forma muito clara e positiva, sem esconder nada e sem segundas ou terceiras intenções como, infelizmente, estamos habituados ao longo destes últimos anos”. Elísio Órfão entende haver muito trabalho pela frente: “O nosso comércio é muito pobre, não somos atrativos às empresas e investidores, a habitação está sobrelotada, com construções a preços exorbitantes, que os nossos habitantes, a maioria a trabalhar em fábricas, não têm capacidade para adquirir”.
Raúl Peixoto: “Há um clima de medo instalado em Vizela”
Por sua vez, Raúl Peixoto avança com a candidatura a Santa Eulália, porque entende que aquela vila tem de ser mais do que o seu centro cívico. Tem de estar ainda sempre ao lado da sua população: “Entristeceu-me a notícia de três atletas de um clube de karaté que apesar de selecionados não puderam participar numa prova europeia. Nem a Junta, nem a Câmara conseguiram apoiar estes miúdos, mas se fosse preciso pagar aos Xutos e Pontapé para fazer uma festa, há sempre dinheiro. Vamos ter de abrir os olhos ao povo de Vizela, por isso, também quero ser eleito para fazer parte da Assembleia Municipal”.
Raúl Peixoto é também o coordenador do partido em Vizela e, aos jornalistas, partilhou ontem a dificuldade de formar listas no concelho. “Há um clima de medo instalado em Vizela. As pessoas que eu tenho nas minhas listas pediram, por favor, para não darem a cara”, assegurou o candidato.