Autarquia vai criar zona de esplanadas na Portela

CMV reuniu com proprietários dos estabelecimentos de restauração e bebidas da Praça e do Jardim, locais em obras.

No seguimento das obras de requalificação e revitalização da Praça da República e do Jardim Manuel Faria, integrada no PARU – Plano de Ação de Regeneração Urbana de Vizela e no Plano de Ação - Regeneração Urbana Sustentável – RUS, o presidente da Câmara Municipal de Vizela, Victor Hugo Salgado, reuniu, no passado dia 22 de maio, com os proprietários dos estabelecimentos de restauração e bebidas instalados em abos os espaços que estão a ser alvo da intervenção. O objetivo desta reunião passava por avaliar o ponto de situação das obras, em especial a ocupação de espaço público com esplanadas.

Na reunião, informa a autarquia, o edil apresentou um espaço alternativo para a instalação das esplanadas, e que irá funcionar no parque de estacionamento na zona da Portela, onde será criada uma praça da restauração.

Assim, a Câmara Municipal irá disponibilizar todas as infraestruturas necessárias á instalação daquele espaço, desde contentores, tendas e esplanadas.

O objetivo é que comece a funcionar já no próximo mês de junho, tentando superar as dificuldades daqueles comerciantes, atendendo às obras que se encontram a decorrer na Praça da República e Jardim Manuel Faria.

Esta semana, refere a nota de imprensa, a Câmara Municipal vai reunir com os restantes comerciantes da Praça da República e Jardim Manuel Faria, para apresentar a comparticipação do valor das despesas referentes ao fornecimento de água e eletricidade, assim como tarifa de disponibilidade do serviço de gestão de resíduos a todos os comerciantes daquele local, durante a execução das obras.

De destacar que a obra de requalificação da Praça da República e Jardim Manuel Faria está no terreno desde o passado mês de março, resultado de uma candidatura aprovada a fundos comunitários/europeus, no valor de 1.843.085,57 euros.

O projeto envolve a reestruturação do desenho da Praça, a reorganização da circulação viária dos arruamentos confrontantes, permitindo aumentar a utilização do espaço por parte da população, assim como criar uma zona de estacionamento.

Um dos aspetos fundamentais deste projeto de requalificação é a conjugação entre o passado e o futuro, apostando na valorização do espaço urbano, projetando a Praça da República para o futuro do concelho.

A Câmara Municipal reafirma que considera a requalificação e revitalização da Praça da República e Jardim Manuel Faria “uma obra de extrema relevância para o concelho e que vai deixar orgulhoso cada vizelense, pelo que apela à cooperação e compreensão de todos os moradores e comerciantes, pedindo desculpa por todos os constrangimentos, sendo que a Autarquia irá envidar todos os esforços para que as intervenções decorram de modo a minorar o seu impacto no quotidiano dos munícipes”, remata a nota de imprensa.

PUB___