Árvore pela Diversidade, Equidade e Inclusão foi plantada

José Alberto Oliveira, Governador do Distrito 1970, está em Vizela esta quarta-feira e a visita contou com uma ação de plantação, na zona ribeirinha.

O Jardim da Amizade foi criado pelo Rotary Club de Vizela e é lá que todos os anos é plantada uma oliveira, uma por cada ano de existência dos rotários vizelenses que, no passado domingo, dia 19, completaram 31 anos. A árvore deste ano assume os propósitos da Diversidade, da Equidade e da Inclusão. “Plantar árvores é uma tradição para nós, o Rotary também abraça a questão da proteção do meio ambiente”. “E esta [oliveira] vai ter o nome da árvore da Diversidade, da Equidade e da Inclusão; diversidade porque somos uma organização que trabalha pela diversidade de pessoas, credos, religiões, etnias, é muito importante que as pessoas participem e ajudem a fazer o bem, equidade porque gostamos de tratar todos com justiça, dar oportunidades a quem não tem esses privilégios logo à nascença, e, finalmente, a inclusão de toda a gente no nosso meio, trabalhamos também pela inclusão de pessoas com deficiência nas organizações”, justificou, à Rádio Vizela, o Governador do Distrito 1970.

é uma semana especial para os rotários locais, que além de terem completado 31 anos de existência, estão também a celebrar 118 anos enquanto movimento internacional. Recorde-se que o Rotary teve como fundador, Paul Harris, a 23 de fevereiro de 1905. Comemora, por isso, esta quinta-feira, 118 anos. “é um dia inolvidável para nós, porque deixámos mais uma marca neste espaço lindíssimo”, salientou, José Borges, presidente do Rotary Club de Vizela.

A visita do Governador do Distrito conta com uma reunião de trabalho e com um jantar festivo, logo mais, no restaurante águia d'Ouro. Mas durante a tarde o programa contou com uma visita à Associação para a Integração e Reabilitação Social de Crianças e Jovens Deficientes de Vizela – que tem na sua génese os rotários vizelenses – e com uma receção na Câmara Municipal. Nesta quarta-feira, os rotários assinam dois protocolos de colaboração, um com o Centro Social e Paroquial de Santa Eulália, no âmbito do projeto da Musicoterapia, e outro com o município, este centrado no Banco de Cadeira de Rodas e de Camas Articuladas, e que visa o apoio financeiro de 1.696 euros para a aquisição de dez cadeiras de rodas. “De salientar o apoio social que o movimento rotário em geral, e o Rotary Club Vizela em particular, prestam à sociedade, visando sempre a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar dos setores mais fragilizados da sociedade vizelense, apoio este ainda mais importante numa altura em que o país passa por grandes constrangimentos económico-financeiros”, escreve o município em comunicado.

“Juntos somos mais fortes e as parcerias são fundamentais para desenvolver a imagem do clube e para otimizar as nossas ações, são meios que se conjugam para fazer o melhor possível”, sublinhou José Borges, lembrando as diversas parcerias entre o clube e instituições de âmbito social do concelho. Foi este trabalho e estes projetos que o Governador do Distrito 1970 teve a oportunidade de conhecer melhor com esta visita. “Eu trago motivação, mas este clube quase que não precisa, este clube está motivado a fazer aquilo que deve ser feito, a fazer o bem na sociedade, e é um dos 46 mil clubes em todo o mundo, com 1 milhão e 400 mil rotários, esta é uma organização gigantesca, composta por clubes como o de Vizela, que tão bem tem feito as coisas, vou sair daqui com exemplos para levar para outros clubes do distrito”, rematou o Governador.

PUB___