Uma Viagem pelo Feminino

Carminda Faria

2023-01-26


A nova rubrica semanal, nas emissões da Rádio Vizela e da responsabilidade da assessoria Novas Vozes, do Lions Clube de Vizela, tem como inspiração a iniciativa do movimento Lions Internacional, o programa Novas Vozes, o qual, quando foi lançado no Ano Lionístico 2018-2019, tinha por objetivo promover a paridade de género.
No entanto, a sua missão passou a ser mais ampla, incluindo também jovens adultos e populações pouco representadas na nossa associação, dando ênfase à divulgação da diversidade e inclusão.
A luta das mulheres pela igualdade de direitos sempre foi uma constante na história da humanidade e não foi diferente no movimento lionístico. 
Desde a sua fundação que as mulheres são de fundamental importância para o movimento, elas estiveram presentes, desde a primeira hora, sempre prontas para ajudar nas atividades de serviço. 
Sendo reconhecidas, por muitos, como elemento fundamental na organização dos clubes, na primeira Convenção de Lions, realizada em Dallas, no ano de 1917, os delegados votaram a favor da inclusão de mulheres como companheiras associadas do movimento.
 Infelizmente, em St. Louis, na II Convenção, em 1918, tal decisão foi cancelada e a proibição da participação de mulheres como companheiras permaneceu até 1987, quando novamente puderam associar-se aos clubes, conforme decisão de 77% dos delegados na Convenção de Taipé, na China. 
Desde então, as mulheres têm ocupado papéis de destaque, não apenas no serviço como associadas, mas também na formação e na liderança do movimento em geral e nos clubes em particular. 
O Lions Clube de Vizela, nas “vozes” das suas associadas, no sentido literal do termo, pretende que este espaço seja um momento de partilha de ideias, de pensamentos; uma curta abordagem sobre um único tópico ou tópicos relacionados para um propósito identificado. 
Assim, deixo aqui o convite para connosco fazerem, todas as terças-feiras, no programa Praça Pública, uma curta viagem por temas que vão desde o contributo feminino na transformação e evolução da sociedade ao longo do tempo, em áreas como a cultura e a educação, por exemplo; a tópicos relacionados com o nosso do dia a dia, tais como “a importância do autocuidado” e vários outros, que deixarei que descubram ao longo das próximas semanas, nas emissões da Rádio Vizela.
E, porque não, deixar, também, aqui um desafio às /aos ouvintes da Rádio Vizela: que nos façam chegar as suas sugestões sobre temas a abordar, através da nossa página de Facebook  - lionsclubedevizela ou do e-mail: lionsclubedevizela@gmail.com.