S. Gonçalo de s. Paio Vizela
Cristiana Pereira
2025-01-09A dia 10 de janeiro celebra-se a festa de S. Gonçalo na freguesia de S. Paio, festa esta que se prolonga pelo fim de semana, posterior à sua data. S. Gonçalo também conhecido, como S. Gonçalo de Amarante nasceu em Arriconha na freguesia de Tagilde em 1187, e faleceu a 10 de janeiro de 1262, sua família conhecida, como família dos Pereiras. Seus pais eram pessoas de nobre linhagem e deram ao seu filho uma esmerada educação cristã, não só pelas palavras, como sobretudo pelos exemplos das suas atitudes e virtudes cristãs. Gonçalo foi um eclesiástico dominicano português, considerado santo pela igreja católica, gozando de grande devoção popular que se irradiou, a partir do norte do País. Existem em sua honra as festas de S. Gonçalo. No concelho de Vizela, é venerado em Tagilde onde nasceu e em S. Paio onde foi Pároco.
No desempenho pastoral começou a brilhar, em tudo que fazia e construía ao seu redor, ajudando o seu rebanho na vida cristã e espiritual. S. Gonçalo passou por várias lutas e passando a ser venerado. O Povo atribui-lhe muitos milagres, reza a tradição que, nossa senhora lhe revelou o dia de sua santa Morte. Para a qual se preparou com a receção dos sacramentos da igreja.
Descansar santamente no Senhor a 10 de janeiro de 1262 com 75 anos de idade. Após as celebrações por sua alma, foi sepultado na ermida, continuando a efetuar-se muitos milagres, atribuídos à sua intercessão. Ficando assim, conhecido e venerado, como o grande evangelizador da terra, ficando ainda com a fama do santo casamenteiro. Muita fé que paira sobre Amarante deve-se aos feitos de S. Gonçalo, gerações após gerações, continuam a venerar este santo.
Por estes dias, celebra-se na freguesia de S. Paio as festas em honra de S. Gonçalo. Ao longo dos anos, vem-se a cumprir esta tradição, que é preparada com grande devoção e muito empenho pelos habitantes da mesma freguesia, as festas começam, a 26 de dezembro na oitava de Natal, que começa com a erguida do pau da bandeira, que dá início às festas de S. Gonçalo, onde há espaço para os cantares ao desafio e para o tradicional lanche. A todos os envolvidos, muito obrigada por não deixarem perder as tradições, um bem-haja a todas as Comissões de Festas que vão embelezando ano após ano, contribuindo de várias formas possíveis. S. Paio de Vizela, uma terra orgulhosa e bairrista.
Uma vez que iniciamos um novo Ano, deixo aqui os votos de um excelente Ano para todos que, em todos os seios familiares reine o Amor, a Paz, a Saúde e muita Alegria.