
Passadiços de Vizela
Fátima Anjos
2023-09-14Aposta nos espaços verdes como sinónimo de qualidade de vida
Vizela está perto de ver concluída a obra dos Passadiços. Pimenta Machado já afirmou que esta será a obra do segundo mandato do presidente da Câmara de Vizela. A experiência no terreno do vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente talvez lhe confira o conhecimento necessário para perceber o impacto que uma obra como esta pode ter na vida das comunidades.
A requalificação do espaço público, a aposta em corredores ecológicos, a recuperação dos recursos hídricos e das suas margens significa o aumento qualidade de vida das pessoas, num projeto cuja fruição não poderia ser mais democrática, porque será de acesso a todos e, por aquilo, que já pude conhecer, a maioria do percurso acessível inclusive a pessoas de mobilidade mais reduzida.
Há uns anos escrevia que a obra da Marginal Ribeirinha era a marca mais positiva que o autarca Dinis Costa havia deixado na sua passagem pela presidência do Município, por tudo aquilo que ela veio a significar na vida dos vizelenses. Não mudei de opinião.
Por isso, se somarmos a primeira à segunda fase de intervenção nas margens do Rio Vizela e da Ribeira de Sá, com destaque para a criação de um percurso de 6,5 quilómetros de Passadiços, que darão nova visibilidade a dois dos locais mais bonitos de Vizela - o Rio Vizela junto ao Maquias e a Ribeira de Sá nas Cascatas de Rompecias - ao projeto de requalificação do Parque das Termas, talvez tenhamos de colocar a possibilidade de Pimenta Machado vir a ter razão. “Depois da obra estar pronta, vocês têm de saber vender isto, que é lindíssimo”, dizia ainda o vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, na última segunda-feira, enquanto percorria os Passadiços de Vizela.
Este é um tempo em que as pessoas sentem um apelo de regresso às origens, ao contacto próximo com a natureza, percebendo a necessidade de cuidarem mais de si, dos outros, de caminharem, de fazerem desporto ou, simplesmente, de se afastarem por momentos de uma vida carregada de tempos para tudo e recarregarem energias.
Os Passadiços de Vizela serão uma realidade antes do próximo verão. Mas o que queremos é que virem atração todo o ano.