Partidas e chegadas
Fátima Anjos
2025-01-091. Esta semana despedimo-nos de António João Azevedo, que deixará saudades a todos quantos se cruzaram consigo, pela forma bonita como viveu a sua vida, de trato fácil e respeitoso, e com um grande amor à sua terra, manifestado pela sua dedicação à causa pública. Não é fácil estar tantos na vida política e criar e manter amigos de todas as facções. Para João Azevedo parecia fácil e isso ficou bem demonstrado no momento da despedida. Parte cedo demais. Vamos ter saudades do político mas, também, sentiremos por muito tempo aquela Av. Abade Tagilde mais despida, do olhar que esteve muitas vezes atrás da objetiva e que entrou pelas nossas vidas adentro, através da fotografia.
Até um dia, João Azevedo!
2. Uma semana que foi também de homenagem ao padre José Machado pelos seus 40 anos de sacerdócio em sinal de agradecimento pela sua dedicação à comunidade de S. João das Caldas, tendo sido salientada a obra que este tem vindo a realizar desde que chegou a Vizela no ano de 1997. O próprio sacerdote adotou o cognome de “construtor” para descrever a sua liderança, salientando também a obra imaterial que tem ajudado a edificar e deu como exemplo o Núcleo de Escuteiros de S. João.
É verdade que a paróquia tem um edificado com muito valor e, principalmente, com muito potencial para servir a comunidade, dando resposta às necessidades da atualidade. Recordo com nostalgia as aulas de música que frequentei no início dos anos 90 naquele Patronato e dos espetáculos em que tive a oportunidade de participar naquele auditório, onde se formavam músicos mas também jovens adultos. Momentos em que aquelas paredes faziam ecoar vida e muita alegria.
Resta-me desejar felicidades para o padre José Machado e que os próximos tempos, lhe reservem muita energia para que, em conjunto, com a comunidade, possa ir ainda mais além na Paróquia de S. João.
3. Agora aproveitem o fim de semana para passarem por S. Paio e participarem nas Festas de S. Gonçalo. Sabemos do esforço da Comissão de Festas e do crescimento destas festividades, onde pode faltar tudo, menos os tremoços. Mas, com certeza, que não faltará nada!
Bom fim de semana. Voltamos a 23 de janeiro.