O nosso hoje é um tempo para darmos de nós antes de pensarmos em nós

Constantino Matos de Sá

2022-05-12

Partilhe:


Paz, é o grito constante dos nossos dias. Paz, é o anseio permanente de quem está mergulhado nas situações de angústia permanentes, quer pela realização da sua vocação ou estado de vida, quer pelo que se faça sentir nos mais variados setores da sociedade, como o mundo da administração económica, ordenamento social, particular ou familiar, nacional ou mundial. 
Assim, nos dias em que vivemos, muitas são as ações sociais, escolares e culturais que procuram lançar perspetivas dum amanhã sempre melhor através de novas gerações que vão crescendo com fortes sentimentos de que o mundo de amanhã terá que ser, na verdade, um pouco melhor do que o encontramos. Pois este é o grande lema de Rotary internacional, concretizado pelos clubes rotary. 
Na vivência da dimensão mundial de Rotary, perante a situação internacional e das comunidades locais, não podemos ficar de braços cruzados ou indiferentes diante dos acontecimentos que nos façam sofrer quer local, nacional ou internacionalmente. 
Assim Rotary abre campanhas para ajudar as vítimas da Ucrânia e a receber crianças e famílias, acolhendo-as e ajudando-as a vencer as dificuldades que vão surgindo nas mais variadas situações. Podemos dizer que o mundo é, hoje, um lugar diferente daquele em que foi anunciado que o Rotary Abre Oportunidades. 
Este é um lema que todos nos desafia constantemente, mas que toma novos contornos nos nossos dias, depois do impacto da pandemia que ainda não se venceu, mas que perante novas situações internacionais de guerra e socioeconómicas, nos vários âmbitos das pessoas individual, ou familiar ou comunitariamente, nos são lançados novos desafios. Por tudo isto, nestes nossos tempos, não haverá dúvida de que devemos colocar maior ênfase no serviço. Esta será a nossa grande oportunidade para mostrarmos ao mundo e às comunidades locais o que significa “Dar de Si antes de Pensar em Si”. Assim, no nosso hoje e agora, tantas são as oportunidades à nossa espera e que nos motivarão a mudar o mundo! 
Vamos aproveitá-las em conjunto para nos prepararmos para abrir portas e alcançarmos metas maiores. 
À medida em que abrimos estas portas a novas ideias, as nossas mentes e os nossos corações também se abrirão para não pararmos e mantermos vivo o grande espírito “Dar de Si Antes de Pensar em Si”.