LUCAS – Lions/ União/ Combate ao Cancro/ Amor/ Solidariedade

Miguel Dias

2022-12-07

Partilhe:


Todos os anos são diagnosticados 400.000 novos casos de cancro Infantil em todo mundo. 9 em cada 10 dessas crianças vivem em países com grande índice de pobreza. Apenas 30% dessas crianças que vivem nesses países sobrevivem, comparando com os restantes países em que a taxa é superior a 80% de casos de recuperação.
Perante estes números, e sabendo os desafios que eles representavam, o Lions internacional instituiu o combate ao cancro infantil como umas das suas causas globais. Desde então, o Lions tem apostado em ajudar os países pobres a aumentar a percentagem de sobreviventes ao cancro infantil. 
Através da fundação, o Lions concede subsídios para ajudar a apoiar as crianças e as suas famílias, a fornecer equipamentos e infraestruturas, por exemplo, para apoiar os cuidados paliativos. Entre julho e agosto de 2022 a fundação Lions atribuiu subsídios no valor de 200.534,00 dólares, sendo que grande parte dessa verba foi para a construção de uma nova ala hospitalar para apoiar os doentes e familiares.
Em Portugal o cancro infantil, apesar da sua baixa incidência (relativamente ao total de número de casos na população), 400 casos por ano, merece uma atenção especial, nomeadamente pela carga emocional que acarreta nas famílias.
 O Distrito múltiplo 115 – Lions de Portugal, da qual o Lions Clube de Vizela faz parte, todos os anos faz os seus donativos para a fundação Lions Internacional para esta apoiar projetos em todo mundo. Por outro lado, também existia a necessidade de aumentar a ajuda prestada pelos clubes a esta causa, a nível nacional, e em 2017 foi lançado o boneco LUCAS.
Conscientes da importância da investigação científica no âmbito do cancro pediátrico, a Lions Portugal, através do LUCAS e em parceria com a LPCC, deram início a um projeto de criação de bolsas de investigação para o cancro infantil. No primeiro ano, em 2017, e no ano seguinte, atribuíram 1 bolsa de investigação.

Em 2019, com a participação da empresa Vieira de Castro neste projeto, através do fabrico das bolachas LUCAS foi possível duplicar a atribuição de bolsas de investigação. Uma das quais no valor de 15 mil euros para o Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP) e também 5 bolsas de estudo, de mil euros cada, para 5 crianças com cancro.

Com estas bolsas de investigação, os investigadores têm a possibilidade de desenvolver um projeto de investigação na área da oncoligia pediátrica, em Portugal.

O Lions Clube de Vizela, todos os anos, por esta altura, tem promovido a angariação de donativos, através dos bonecos e das bolachas LUCAS. São realizadas oficinas, para o fabrico dos LUCAS, e este ano contamos com a participação entusiasmante dos Leos nessas mesmas oficinas. A comunidade Vizelense tem abraçado esta causa e contribuído de forma generosa. Este ano, também vamos ter a ajuda da Rádio Vizela que aceitou e abraçou o desafio lançado por nós em juntar-se a esta nobre causa, tornando a angariação mais impactante.

“Não é tempo de parar, é de acreditar” que com estes pequenos passos vamos vencer!

Nós servimos!