Lions Quest

Sílvia Ferreira

2022-06-17

Partilhe:


O Lions Quest é um programa de aprendizagem socio emocional que visa prevenir os comportamentos de risco, promovendo o potencial das crianças e jovens, o desenvolvimento das capacidades e caráter essenciais à vida, responsabilidade pessoal e social e o envolvimento da comunidade e da família. O Lions Quest une a família, a escola e a comunidade para cultivar jovens mais capazes e saudáveis, através de programas positivos de desenvolvimento juvenil. Com isso, promove a transformação de um mundo de domínio e exploração, num outro de cooperação e parceria, capacitando e apoiando adultos para potenciar os valores do envolvimento e da responsabilidade, nos jovens.
A essência do Lions Quest surgiu no ano de 1975, quando um adolescente chamado Rick Little decidiu dedicar o seu tempo a ajudar outros jovens a desenvolver as suas capacidades e as suas determinações para ter o mesmo sucesso dos adultos. Rick realizou um trabalho de pesquisa com mais de 2.000 alunos para identificar as questões que mais os preocupavam. 
Auscultou professores com grande experiência que, por sua vez, sugeriram a criação de um grupo de docentes para poderem desenvolver essas competências, nos jovens, em sala de aula.
O programa de desenvolvimento positivo para jovens foi tão bem-sucedido ao nível do ensino secundário, onde se deu início ao programa, que as escolas do ensino básico solicitaram que o mesmo programa fosse aplicado a esse ensino. Desta forma, Rick Little, casualmente, fundou a Fundação Internacional da Juventude, sendo ele o diretor executivo. 
Em 1984, a Lions Clubs International Foundation (LCIF) concedeu o seu primeiro subsídio a Quest International para ajudar a expandir ainda mais o programa. A partir dessa altura, o apoio à Quest tornou-se um princípio fundamental do serviço da LCIF à juventude. Nos dezoito anos seguintes, a LCIF apoiou a Quest a nível organizacional por meio de subsídios e também na colaboração técnica. Além disso, aproveitou a estrutura dos Clubes Lions para a implementação, localmente, do programa, nas escolas.
A LCIF, com o seu enorme envolvimento neste programa, naturalmente, consumou propriedade formal do Lions Quest, em 30 de setembro de 2002. Até o momento, a LCIF concedeu mais de 360 subsídios, fazendo um total de 20 milhões de dólares para expandir ou estabelecer programas Lions Quest nos Estados Unidos e em todo o mundo. Desde então, o programa cresceu para incluir 40 idiomas, em mais de 105 países, em todo o mundo.
Os Lions têm tido um papel fundamental no sucesso e expansão do Lions Quest, apoiando o programa por meio de financiamento local, coordenando a formação de professores, co-organizando reuniões de pais, conversando com os jovens e realizando projetos de serviços conjuntos com os alunos.
Há mais de 30 anos que os Lions abraçam a ideia do desenvolvimento abrangente dos jovens para ajudar as crianças a crescerem na direção certa, livres dos perigos das drogas e da violência e capazes de tomar decisões corretas. Os Lions assumiram o compromisso de promover o desenvolvimento do programa Lions Quest e continuam a apoiar o programa financeiramente e com trabalho voluntário, por todo o mundo. Várias organizações nacionais e internacionais, comprometidas em orientar os jovens em direção a vidas responsáveis, saudáveis, livres de drogas e violência, apoiaram a Lions Clubs International Foundation (LCIF) e a Lions Quest.
Os principais especialistas e organizações em todo o mundo reconheceram os programas do Lions Quest pela sua eficácia nas áreas de aprendizagem social e emocional, prevenção de drogas e álcool. Poucas organizações podem igualar a amplitude de reconhecimento do Lions Quest em tantas áreas. Programas, como o Lions Quest, comprovadamente, aumentam o desempenho académico e reduzem o comportamento disruptivo da sala de aula.
O programa Lions Quest teve o seu início, em Portugal, a 31 de Agosto de 2017, tendo-lhe sido concedido o seu primeiro apoio pela Lions Clubs International Foundation a 19 de Outubro do mesmo ano. A 14 de Outubro de 2017, foi assinado o Protocolo para a implementação de Projeto-Piloto entre o Lions Clubes D115CN e o Agrupamento de Escolas José Estêvão. A parceria tem por objetivo estabelecer as formas de cooperação entre as duas entidades, as quais visam a organização, implementação, desenvolvimento e disseminação do Programa Lions Quest.
Sendo um programa muito recente em Portugal, mas com muito sucesso a nível internacional, o Lions Clube de Vizela vai avaliar a sua implementação na comunidade local, de forma a ser uma mais-valia para os jovens. Para isso vai contar com ajuda do Leo Clube de Vizela, recentemente formado.