Lions Clube de Vizela - A prática do serviço lionístico e as férias

Armindo Faria

2022-08-05

Partilhe:


É sobejamente conhecido que Lionísmo e solidariedade andam, têm até o dever de andar, de mãos dadas.

Sendo que esta componente extremamente social de Lions Clubes se desenvolve, em especial no âmbito das conhecidas cinco grandes áreas de intervenção, mas também em muitas outras para além destas.
O que tudo os Clubes Lions levam a cabo, o LC de Vizela também, constituindo-se em organizações de companheirismo em que todos e cada um, sem quaisquer preconceitos, se conhecem, respeitam e entreajudam com vista à realização do bem maior.
Estamos já a viver, ou dele nos aproximamo-nos rapidamente, um período de férias. Felizmente, hoje já sem os limites ou semáforos de saúde pública a que malogradamente nos vimos forçados nos dois últimos anos.
Contudo, para os Lions as férias não significam somente um merecido tempo de descanso e/ou necessidade de retemperar forças físicas e anímicas, deixando para trás todas as outras preocupações quotidianas.
Um Lion tem consciência que os problemas e as carências sociais, contra as quais luta diariamente não podem ser esquecidas ou negligenciadas durante as férias, ou postergadas para depois das mesmas.
Todos os Lions sabem, ou têm obrigação de saber que:
- A necessidade de alimentação (combate à fome) não vai de férias;
- Os sérios e graves problemas que, de modo crescente, têm vindo a afectar o meio ambiente não se suspendem em período de férias;
- As doenças como a diabetes, a visão e o cancro pediátrico também não dão tréguas nem fazem pausas.
Acreditamos, inclusivamente, que em alguns dos casos até se agravarão.
Em suma: “O Serviço Lionístico” não pode, não deve parar mesmo durante as férias dos seus prestadores.
Façamos, pois, todos e cada um de nós, membros do Lions Clube de Vizela, da merecida pausa de verão uma verdadeira oportunidade para, não só refletir sobre o que são os princípios Lionísticos, mas também e sobretudo um saudável exercício ou prática de Serviço.
Daí a necessidade de a família Lionística se manter sempre atenta, unida e solidária no que respeita àquelas que são as suas principais preocupações de actividade em prol daqueles que, socialmente, se encontrem desprotegidos, intentando colmatar as necessidade destes através de bom e efectivo “Serviço Lionístico”.
Em conclusão, que possamos todos continuar sem esquecermos que o “Serviço” é permanente, que não entra em rivalidades, tendo sempre presente que apenas praticamos o bem e que cada um reconhece e sabe qual é o seu lugar, dentro e fora do Cube.
Aproveito o ensejo para formular votos de excelentes férias a todos em geral e, em especial, ao universo dos Companheiros do Lions Clube de Vizela, extensivos às suas famílias.