
Histórias… a propósito da “Andropausa”
João Cocharra
2024-02-08A andropausa é uma situação caracterizada pela diminuição da produção de testosterona pelos homens, o que costuma acontecer por volta dos 50 anos. A andropausa é popularmente conhecida como a menopausa dos homens. A diminuição dos níveis de testosterona faz com que surjam sintomas semelhantes aos da menopausa nas mulheres, como alterações do humor, diminuição da libido e cansaço excessivo. Apesar da andropausa ser uma etapa normal do envelhecimento do homem, pode ser controlada através da reposição de testosterona, principalmente quando os sintomas da andropausa são muito intensos e causam mal-estar, devendo ser prescrito pelo Médico de Família, endocrinologista, ou urologista.
Sintomas de andropausa
Cansaço excessivo; alterações do humor frequentes e irritabilidade; ondas de calor; diminuição da líbido; dificuldade de ereção; diminuição da quantidade de pelos no corpo; perda da massa muscular e aumento da quantidade de gordura no corpo; redistribuição de gordura, podendo ser notado o aumento da gordura e o crescimento das mamas; dificuldade de concentração e perda de memória a curto prazo; insónia.
Esses sintomas podem interferir com o dia a dia do homem, sendo importante consultar o médico ou mais rápido para que seja realizada uma avaliação e seja indicado o tratamento mais adequado. Nalguns casos, muito raramente, os sintomas podem ser causados por uma condição conhecida como hipogonadismo, em que os testículos não produzem a quantidade suficiente de testosterona.
Diagnóstico
O diagnóstico é realizado pelo seu médico de família, urologista ou endocrinologista, que pode solicitar alguns exames de sangue para avaliar o estado de saúde do homem, como por exemplo: Testosterona total e livre; PSA; FSH; LH. A dosagem de prolactina também pode ser indicada, já que a alteração dessa hormona nos homens podem indicar alguma disfunção.
Tratamento
O tratamento para andropausa deve ser orientado pelo urologista e endocrinologista de acordo com os sintomas apresentados pelo homem e níveis de testosterona e tem como objetivo aliviar os sintomas e prevenir o desenvolvimento de complicações, como doenças cardíacas, anemia e osteoporose.
Na maioria dos casos, é recomendado que o homem realize a terapia de reposição hormonal, que pode ser feito com alguns medicamentos indicados pelo médico que inclui: a testosterona, nas suas variadas apresentações: comprimidos, gel, injeções ou adesivos.