Fumo branco em Tagilde

Hélder Freitas

2024-06-06


Com o final dos campeonatos profissionais e distritais e com tanto para poder refletir e aqui dissertar, prefiro enaltecer os 11 valentes e bravos tagildenses que não deixaram o FC Tagilde cair em novo vazio diretivo. Deitaram mãos à obra e constituíram uma direção que vai permitir ao clube manter a sua atividade. Não foi fácil, mas também por isso se deve a estes onze homens, o facto do FC Tagilde provavelmente voltar a ter uma equipa inscrita nas provas organizadas pela AF Braga. 

Confesso que às vezes dou comigo a pensar que não sei o que move estas pessoas que, a troco de nada, ou a troco de passarem menos tempo com as famílias, a troco de algumas vezes terem de desembolsar do próprio bolso, dão do seu corpo, do seu tempo, do seu trabalho, para que as coletividades perdurem no tempo. Só há mesmo duas explicações: é o amor à camisola e o amor à terra. 
    
E que falta faz o Tagilde no panorama desportivo em Vizela. Para que se tire proveito do sintético aí instalado, para que os jovens e menos jovens continuem a praticar desporto, para que o nome de Tagilde continue a ser ouvido e para que fique sustentado no futebol distrital de Braga como uma equipa lutadora e bairrista, tal qual como é.
A época que agora findou mostrou do Tagilde uma proeza inenarrável. Com uma equipa construída em “cima do joelho” – parece-me ser a expressão mais correta a utilizar – e em tempo recorde, com muita juventude pontuada pela experiência dos menos jovens, que estão “agarrados ao clube e à terra”, fizeram quase uma epopeia. 

O Tagilde terminou a sua série no 4º lugar a três pontos do segundo, que eventualmente dará subida de divisão, mas findou como segundo melhor ataque da prova, o que diz muito de todo o trabalho que foi feito. Dentro deste contexto, frisar bem o trabalho que foi realizado pelo treinador Joaquim Vieira, que me disse logo na apresentação e passo a citar:“O Tagilde não vai ser o bombo da festa”. E não é que não foi nada disso! Foi isso sim, das melhores equipas deste campeonato. Sim essa mesma equipa feita em velocidade cruzeiro.

Mas porque quero que este espaço sirva unicamente para louvar os onze elementos que compõem a nova direção, aproveito para desejar imenso sucesso e um agradecimento por terem mantido o Tagilde nos quadros competitivos da AF Braga. 
Bem hajam!