“Eles não sabem, nem sonham que o sonho comanda a vida”

Carminda Faria

2024-09-26


É com este excerto do poema “Pedra Filosofal” de António Gedeão que, hoje, faço referência ao “Dia Mundial do Sonho” e que se celebrou ontem, dia 25 de setembro.
Os sonhos, não necessariamente os que vivenciamos enquanto dormimos, mas também os que alimentamos na nossa vida quotidiana e que desempenham um papel fundamental no nosso crescimento pessoal e coletivo. Eles incentivam-nos a procurar novos horizontes, a explorar o desconhecido e a transformar as nossas expectativas em realidade. A capacidade de imaginar, de antever, de projetar e de simular cenários antes de serem reais, expressa o quão brilhante são os seres humanos. No entanto, sonhar será apenas o primeiro passo. Para que um sonho se torne realidade, o percurso será longo e árduo é, por isso que, nesta etapa, muitos desistem e ficam pelo caminho.
Além disso, o Dia Mundial do Sonho, também nos convida a sonhar coletivamente. Num mundo repleto de desafios, é fundamental unir os nossos desejos e trabalhar juntos para construirmos um futuro mais justo e sustentável. Sonhar com um mundo sem desigualdades, onde todos tenham acesso a oportunidades e dignidade, é um primeiro passo para a transformação.
Foi, também, na concretização de um sonho que nasceu o Movimento Lions Internacional. Os Clubes Lions de Portugal entre os quais o Lions Clube de Vizela, como Clubes de Serviço, não mais vão fazendo do que transformar os seus sonhos em projetos, que se tornam uma realidade em prol das comunidades onde se inserem, entre outros: os concretizados na área da Visão (rastreio e doação de óculos); da Saúde Oral (doação de próteses dentárias); na ajuda aos mais carenciados (pessoas e instituições); no alerta para os perigos da Diabetes; na chamada de atenção e angariação de fundos para o combate ao Cancro Infantil e na consciencialização para a proteção do Meio Ambiente. Mas, tal como acima referi, foi preciso sonhar coletivamente, uma vez que, sem a generosidade de outros parceiros, os quais, não sendo associados, se uniram e unem ao clube sempre que solicitada a sua preciosa colaboração, muitos desses sonhos não poderiam ter-se tornado realidade.
Penso ser importante lembrar que cada sonho carrega consigo um potencial único e valioso. Sonhar não deve ser visto como uma mera fuga da realidade, mas como uma ferramenta poderosa de autodescoberta e motivação. Seja um sonho sobre uma carreira profissional, uma meta pessoal ou um desejo de mudança social, cada um deles tem a capacidade de nos mover e nos guiar na busca por um futuro melhor.
Por fim, sejam quais forem os nossos sonhos, é importante não esquecer que eles são válidos e que, com determinação e resiliência, se podem tornar realidade. 
Termino deixando um repto: inspirem-se, compartilhem os vossos sonhos com os outros e apoiem aqueles que, à vossa volta, também sonham. 
Afinal, ao sonhar juntos, podemos criar um amanhã mais brilhante e repleto de possibilidades.

“Eles não sabem, nem sonham,
que o sonho comanda a vida.
Que sempre que um homem sonha
o mundo pula e avança
como bola colorida
entre as mãos de uma criança.”

                 António Gedeão