Dádiva

Maria do Resgate Salta

2021-07-22

Partilhe:


Dádiva, o que se dá gratuitamente. Mas não só! A dádiva para mim é um pouco diferente de dar. Podemos dar um presente porque é habitual, da praxe. Em aniversários ou no Natal. 
A dádiva é acompanhada de amor, de dedicação e de zelo pelos outros. A dádiva é especial. É uma bênção. 
Faço parte de duas Instituições onde a dádiva é muito importante. Para quem a recebe. Mas é muito gratificante para quem oferta. 
E refiro-me ao Movimento Rotário através do Rotary Club de Vizela e a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Vizela. 
Através do Rotary Club de Vizela e da Rotary Foundation a nossa dádiva chega a vários locais do Mundo. Locais que a maioria das pessoas nem sabem que existem. Nem sabem como as pessoas sobrevivem com extremamente pouco e com falta de tudo. Países e locais que muitos já foram em férias. Mas só viram o que lhes foi mostrado. 
O Movimento Rotário através dos seus membros e voluntários vai onde muito poucos vão. Ao mundo que, quase, ninguém quer ver. Nem saber. É mais cómodo. E não ficam incomodados. 
E os Rotários fazem a dádiva de seu tempo, do seu saber, do seu dinheiro, de carinho, de afecto. E assim ajudam populações carenciadas de tudo. Uma dádiva que dura no tempo. Sustentável. 
Também ajudam pessoas e instituições de solidariedade (neste caso ajudam a ajudar). 
Os Rotários estão atentos. Aos que de nós necessitam. Seja na nossa comunidade, seja no Mundo.
Servimos para transformar Vidas!

As Associações de Dadores de Sangue são um pilar do nosso SNS. 
Sem elas os hospitais teriam muita dificuldade em possuir sangue suficiente para os que dele necessitassem. 
A Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Vizela, através dos seus dadores, é uma referência nacional. 
Os dadores respondem às colheitas de sangue prontamente. A dádiva do seu sangue é crucial para salvar muitas vidas. 
E quando assisto às colheitas vejo a enorme satisfação, alegria e amor que os dadores transmitem durante a colheita. Deitados nas marquesas. O seu sangue a encher um saco que vai para salvar alguém. Não importa quem. Importa sim que salve uma vida. 
Mas o sangue é cada vez mais necessário. Devido ao aumento de doenças oncológicas, cirurgias e acidentes. 
E não sabemos se um dia não será um de nós a necessitar de sangue. Daí a importância de mais dadores e consequentemente mais dádivas.
Lembrem-se que não acontece só aos outros. 
A Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Vizela tem sido incansável a organizar colheitas de sangue em vários dias de semana e ao fim de semana. 
Servimos para salvar Vidas!

A dádiva é uma bênção para quem recebe e para quem a dá!