25 anos de Liberdade Municipal

Fátima Anjos

2023-03-16


Tenho muito orgulho na nossa HISTÓRIA e das gerações que antecederam a minha. Determinados, corajosos, inteligentes, empáticos, capazes de fazer apaixonar um País e a sua Comunicação Social pela causa de Vizela, obrigando o poder a vergar perante aquela que era a vontade de um povo, o direito democrático à LIBERDADE MUNICIPAL.
Conhecer a história permite-nos perceber o que levou a que a vontade de um Município com a influência que Guimarães detinha na altura acabasse por sucumbir à aspiração dos vizelenses. Era a vontade de um povo inteiro que NUNCA DESISTIU de uma causa que era JUSTA.
Hoje, 25 anos passados, percebemos que a viagem da autonomia teve os seus percalços. Nem tudo foi perfeito. Como poderia? Começar do ponto zero terá sido extraordinariamente desafiador, mas também, acredito, motivador. Dar forma ao sonho pelo qual milhares e milhares de vizelenses sonharam durante décadas. Mas há algo que todos temos de reconhecer. Vizela é hoje o que nunca seria se, há 25 anos, não tivesse alcançado a sua autonomia.
Que a passagem deste aniversário do Município seja uma oportunidade não só para recordarmos e materializarmos as memórias passadas mas também para falarmos sobre os desafios que os novos tempos colocarão no caminho de Vizela. O concelho tem apenas 24 quilómetros quadrados, uma indústria empreendedora, que continua a gerar emprego, há potencial para revitalizar ainda mais o turismo, porque Vizela tem caraterísticas naturais diferenciadoras, e assim dar mais vida ao comércio, restauração e serviços, todos eles reconhecidos pela afabilidade no trato. Vizela tem, por isso, todas as condições para ser geradora de cada vez maior qualidade de vida. Agarrem-se, por isso, todas as oportunidades. 
Dificilmente nos voltaremos a unir em torno da mesma bandeira como há 25 anos. Com a autonomia veio a política. Mas estou certa que o sentimento que um dia uniu o povo em torno de uma bandeira nunca desaparecerá e que tudo deve ser feito para que passe de geração em geração.
Viva o Concelho de Vizela!