Vizela cantou Vizela e encantou público no Espaço Multiusos
“Vizela Canta Vizela” foi o espetáculo com que a Comissão de Festas da Cidade brindou, na noite de 13 de agosto, o público que se concentrou no Espaço Multiusos, e que se deixou levar numa viagem no tempo, nostálgica, mas também ela muito identitária do nosso concelho. Assim afirmou o autarca Victor Hugo Salgado: “Vive-se uma noite memorável no concelho de Vizela, porque é uma noite com identidade e a verdade é que, um povo sem identidade não existe, vai passando no tempo e vai-se esquecendo de quem é, de quem foi e de quem será no futuro”. “A noite de hoje permitiu fazer, ao longo de diversas músicas, um hino ao concelho de Vizela, para homenagear o senhor Manuel Campelos, o rosto da luta autonómica dos gabinetes, a luta autonómica daqueles que não perderam a esperança, a luta autonómica daqueles que acreditaram até ao fim”, disse ainda o edil vizelense.
Um concerto só possível após a união esforços entre Câmara Municipal, Comissão de Festas e Sociedade Filarmónica Vizelense, pensado para homenagear Manuel Campelos, cujas comemorações do centenário do seu nascimento estão a decorrer deste o início do ano.
Porque homenagear Manuel Campelos é homenagear o povo de Vizela, assim afirmou durante o espetáculo, o maestro José Manuel Marques, tendo depois sido corroborado por José Armando Branco, presidente da Direção da Sociedade Filarmónica Vizelense: “A passagem do centenário de nascimento do cidadão honorário de Vizela, saudoso Manuel da Costa Campelos, não poderia a Filarmónica Vizelense, a sua banda e orquestra, deixar de se associar a tão justa homenagem”. “Sob a competente direção do maestro José Manuel Marques, com um excelente naipe de jovens músicos e bonitas vozes, reconhecidos cantores vizelenses, foi apresentado neste palco um magnífico reportório tão ao gosto do homenageado, que certamente o aplaudiu do céu para onde partiu a 20 de agosto de 2018, aos 94 anos de idade, para tristeza de todos nós. Manuel Campelos jamais será esquecido, porque ele nunca se esqueceu de Vizela”, disse José Armando Branco.
Coube aos ML J4 cantar o Hino do Concelho de Vizela, escrito por Manuel Campelos, em vésperas da votação na Assembleia da República em 1998, num momento que foi antecedido pelo toque da sereia do Grupo “A Pesada”.
Noite emotiva para a família de Manuel Campelos
Uma noite de emoções fortes para todos e, especialmente, para a família de Manuel Campelos, como testemunhou o filho Rui: “Homenageando o meu pai, de certeza que estamos a homenagear o povo de Vizela, todo o povo que lutou durante este tempo todo e nesta luta bonita que foi a criação do concelho de Vizela. Queria agradecer em meu nome pessoal e da minha família, a todos estes participantes desta Banda Filarmónica e agradecer, muito especialmente, ao presidente da Comissão de Festas João Vaz, que acarinhou esta ideia, ao senhor presidente da Junta e também presidente da Sociedade Filarmónica Vizelense, porque agarrou isto com muita vontade, alegria e amizade, ao maestro José Manuel Marques, que também pegou nisto com muita vontade e amizade”.
Através da música se contou a história de Vizela, desde a Rainha das Termas, às músicas dedicada ao S. Bento e ao rio que dá nome à cidade. Aliás, um dos momentos altos da noite, ficou entregue ao professor da Academia, José Dias, que apresentou uma nova versão à guitarra da música Rio Vizela.
Pelo palco, além da Banda de Música da Sociedade Filarmónica Vizelense passaram ainda músicos como a Francisca Mendes, a Maria João Faria, o Filipe Rodrigues, o Gabriel Costa, o Diogo Almeida e o Rodrigo Lopes, destacando-se, pela sua jovialidade, a Lia Costa e o Duarte Silva.
João Vaz, presidente da Comissão de Festas, agradeceu todos quantos contribuíram para a realização deste grande espetáculo: “Quero agradecer em nome da Comissão de Festas toda a colaboração que tivemos da Câmara para a realização deste espetáculo, para a realização das festas, quer em meios humanos, em meios materiais, quer em meios financeiros, tudo aquilo que o senhor presidente colocou à disposição da Comissão de Festas. Também ao senhor presidente da Filarmónica pela colaboração e ao senhor Rui, pelos dados que nos foi fornecendo do seu pai, quer para o Cortejo quer para outras coisas que fomos necessitando ao longo deste tempo”, disse ainda.
“Vizela canta Vizela” conduziu o público numa viagem no tempo e recebeu a maior ovação da noite quando no Espaço Multiusos se cantou “Vizela ó Vizelinha”, mas havia ainda muito para acontecer. Logo depois se escreveu mais uma página na história das Festas da Cidade, quando os MLJ4 se aventuraram novamente e se juntaram à Banda de Música da Sociedade Filarmónica Vizelense. Correu muito bem. O público gostou e só deixou o Multiusos, quando se apagaram as luzes.