Vizela assinalou Dia Internacional das Cidades Educadoras

O Dia Internacional das Cidades Educadoras comemora-se a 30 de novembro e o Município de Vizela, tal como centenas de cidades do mundo, associou-se a esta efeméride com o hastear da bandeira, ao som do hino das cidades educadoras.

Nesta quinta-feira, dia 30, o hino foi interpretado pelos alunos da Universidade Sénior de Vizela e pelos alunos da Escola Básica de Caldas de Vizela, concretizando os princípios da Cidade Educadora - “Diálogo intergeracional” e “Educação Inclusiva ao longo da vida”, lê-se numa publicação partilhada pela Câmara Municipal de Vizela, que recorda que mais de 500 cidades em todo o mundo estão comprometidas com a Carta das Cidades Educadoras.

Refere ainda a autarquia que aos estabelecimentos de educação pré-escolar do 1º ciclo de Ensino Básico foi entregue um painel com o logotipo de Vizela, Cidade Educadora, para que o mesmo fosse trabalhado, numa lógica de liberdade cultural e de expressão. A celebração deste dia, tem como propósito criar consciência sobre a importância da Educação e dar visibilidade ao compromisso dos governos locais para a destacar como vetor gerador de bem-estar, convivência, prosperidade e coesão social.

Desde 2020 que Vizela integra esta rede. A Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras é constituída por todos os municípios portugueses que são membros da Associação Internacional das Cidades Educadoras e tem como objetivo promover os princípios da Carta das Cidades Educadoras, no âmbito dos municípios, bem como fomentar o debate/reflexão das atividades que emanem no desenvolvimento dos “princípios” a nível de cada município e no todo nacional. Pretende-se que os municípios associados incorporem e articulem as suas intervenções transversalmente a nível municipal, nacional e internacional, de acordo com os princípios da Carta das Cidades Educadoras que subscreveram. Visa ainda a participação/criação em redes temáticas de âmbito Nacional e Internacional.

PUB___