Via Verde AVC com constrangimentos em Guimarães esta noite

Esta segunda-feira, no período da noite, não estará a funcionar a Via Verde AVC do Hospital Senhora da Oliveira de Guimarães, sendo que os doentes deverão ser encaminhados para o Hospital de Braga.

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) atravessa um período crítico da sua existência. Este contexto resulta de diversas condicionantes, tais como a escassez de recursos humanos na área da saúde, experienciada a nível mundial, o recurso excessivo pelos portugueses a cuidados de saúde em contexto de urgência hospitalar e a elevada dependência histórica do recurso a trabalho extraordinário, por parte dos profissionais de saúde, para manutenção do funcionamento dos diferentes pontos da rede de Serviços de Urgência (SU).

A indisponibilidade manifestada por um número relevante de médicos para a realização de trabalho extraordinário, em função do elevado esforço a que têm estado sujeitos, coloca em causa o atual modelo de funcionamento dos SU, tornando necessária uma reorganização da resposta, de forma a assegurar o acesso, defender a equidade, manter a segurança e promover a eficiência no contexto da prestação de cuidados urgentes e emergentes.

No Plano de Reorganização da Rede dos Serviços de Urgência do Serviço Nacional de Saúde, divulgado pela Direção Executiva do SNS, além dos constrangimentos de hoje, esta semana, entre quinta-feira e sábado, igualmente no período noturno, a Via Verde AVC no Hospital Senhora da Oliveira também não estará a funcionar, devendo os doentes ser encaminhados para Braga.

A Direção Executiva do SNS refere que os doentes devem, sempre que possível, em caso de doença aguda, ligar previamente para o SNS24 (808 242 424) e cumprir com as orientações recebidas. Nas situações de urgência ou emergência deverão contactar o 112, que encaminhará a chamada para o INEM.

PUB___