Vapesol obtém certificado do sistema de Gestão Ambiental

Há muito que a empresa, administrada pelo vizelense Décio Pereira, lutava por este objetivo.

A Vapesol, empresa sedeada em Revinhade, que se dedica à produção de solas para calçado, foi reconhecida com a certificação do seu Sistema de Gestão Ambiental.

É o culminar de uma caminhada longa em prol da sustentabilidade, uma das grandes preocupações e lutas de Décio Pereira, o administrador da Vapesol. Já anteriormente, em declarações à Rádio Vizela, destacava a preocupação que desde sempre existiu na empresa no que se refere à implementação de políticas de poupança de energia e de água. E com o passar dos anos foram também surgindo produtos no mercado, mais sustentáveis e a procura desses materiais foi crescendo. “A nossa preocupação com a sustentabilidade deixou de ser apenas na área da produção, mas também na área de produto, de forma a introduzirmos no mercado produtos mais amigos do ambiente”, referia Décio Pereira, num vídeo promocional, lançado há dias na página da empresa.

Esta luta em prol da sustentabilidade começou pela área da produção, com a instalação de painéis fotovoltaicos, há mais de 10 anos, assim como implementação de procedimentos de gestão eficaz de recursos como a água e a energia ou a aposta constante em equipamentos mais eficientes. Outra aposta da empresa é a produção de materiais mais ecológicos e amigos do ambiente. Na sua panóplia de produtos constam várias solas biodegradáveis, biobased ou recicladas.

Recentemente, a empresa apostou na implementação do sistema de Gestão Ambiental, de acordo com Norma ISO 14001, com o apoio do CTCP (Centro Tecnológico do Calçado de Portugal) e este processo culminou na certificação da empresa.

“Esta certificação é importante para toda a equipa ficar mentalizada das boas práticas ambientais que têm de ter diariamente. Assim conseguimos ter noção que as práticas que levamos a cabo, todos os dias, são as corretas”, refere Décio Pereira na publicação lançada no site do CTCP, a propósito desta conquista. Reconhece ainda que esta certificação pelas entidades competentes, traz confiança e fiabilidade e também visibilidade para o exterior e para os clientes, que cada vez mais procuram empresas certificadas.

Mas esta caminhada não está completa e Décio Pereira está apostado em continuar a trabalhar em prol da defesa do ambiente. Alguns projetos futuros passam pela certificação energética e a aposta em novos produtos, nomeadamente reciclagem do EVA, numa percentagem acima dos 50%.

PUB___