Utentes serão convocados para 3ª dose e para vacina da gripe

O procedimento será igual ao das duas doses da vacina contra a Covid 19.

Para já, é a única informação disponível no que toca à administração da terceira dose da vacina contra a Covid-19 e da vacina da gripe sazonal.

O Centro de Saúde de Vizela ainda não tem datas de vacinação, em ambos os casos, nem normas de procedimentos, informações que devem chegar em breve por parte do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Alto Ave. No entanto, cada utente que está abrangido por esta dose de reforço será convocado exatamente da mesma forma como aconteceu nas duas primeiras vacinas.

A vacinação da terceira dose começou pelos lares de idosos e, depois, ao que tudo indica, avança para a restante população por faixas etárias decrescentes, até chegar aos 65 anos.

Disse o Vice-Almirante Gouveia e Melo, que coordena a “task force”, que Portugal espera receber cerca de 6,1 milhões de vacinas contra a covid-19 até final do ano, dispondo de doses suficientes para voltar a vacinar toda a população, caso seja necessário”.

A toma da vacina da gripe sazonal também será agendada pelos serviços por isso, se está abrangido, deve estar atento ao seu telemóvel, sendo que não há necessidade de se deslocar ao Centro de Saúde para marcar previamente. Aos serviços de saúde de Vizela chegaram já algumas doses do fármaco, para administrar em grávidas e profissionais de saúde.

Incidência no concelho mantém-se nos 80 casos

O valor da incidência da Covid-19 no concelho de Vizela continua a ser de 80 casos, a 14 dias, por 100 mil habitantes. O valor refere-se ao período entre 23 de setembro a 06 de outubro e foi divulgado esta sexta-feira, dia 08, pela Direção-Geral da Saúde, que revelou a distribuição geográfica, por concelhos, dos casos confirmados de Covid-19.

No boletim anterior, Vizela apresentava o mesmo número de incidência.

 

PUB___