Sons urbanos aqueceram Marginal a rebentar pelas costuras
Marginal Ribeirinha de Vizela recebeu na noite deste sábado, mais uma edição do Festa da Juventude, que balançou aos ritmos do rap, hip-pop com os Wet Bed Gang, Mizzy Miles, P21 mas também da música eletrónica, com passagens pelo palco dos DJ Overule e Fifty.
Ao longo da noite, a organização - a Câmara Municipal de Vizela (CMV) - ia partilhando imagens panorâmicas do local do evento, afirmando ser a maior enchente de sempre em dia de Festa da Juventude em Vizela.
Estivemos à conversa com Victor Hugo Salgado, após o concerto do vizelense P21, e o presidente do Município já antecipava isso mesmo, a julgar pela moldura humana que já era notada naquela altura: “Foi um bom pontapé de saída, porque são artistas da terra e na realidade já temos quase casa cheia e a festa ainda está no início, será uma das maiores festas de sempre”. É fácil encontrar os ingredientes para esta receita, ou seja, construir um cartaz para uma festa que mobilize a juventude? “É necessário existir uma atenção muito especial para percebermos o que pode trazer os jovens da nossa região até este espaço, mas acho que temos conseguido acertar nas mais diversas iniciativas que temos vindo a realizar”, respondeu o presidente da CMV, reafirmando a vontade de manter este evento no calendário anual da autarquia.
Victor Hugo Salgado falou ainda do EcoChallenge que decorreu ontem à tarde, agregado à Festa da Juventude e que juntou mais de 160 jovens, numa prova cheia de desafios, aliando à iniciativa os setores da Educação, Desporto e Ambiente. Desde a Marginal Ribeirinha, o autarca garantiu ainda à Rádio Vizela, que as políticas da Juventude na CMV vão muito além da festa deste sábado: "Posso falar do Made In Vizela ou do Orçamento Participativo Jovem, entre outras iniciativas e que quebram em absoluto com aquilo que era feito até aqui, tudo com o objetivo de uma aproximação entre os jovens do concelho e a autarquia”.
Mas consegue o concelho Vizela dar resposta aos anseios e preocupações atuais dos mais jovens, promovendo a sua fixação, através da existência de oferta de emprego qualificado e de habitação? Victor Hugo Salgado acredita que sim e deu como exemplo o estudo nacional que veio agora dizer que Vizela foi o concelho que mais cresceu em termos de habitação nos últimos cinco anos. “Isto vem demonstrar que existe oferta, mas também pessoas, entre elas jovens, que procuram fixar-se no concelho de Vizela pela sua qualidade de vida”.
Declarações de Victor Hugo Salgado à margem da Festa da Juventude de Vizela que decorreu e lotou este sábado a Marginal Ribeirinha. Nem o frio que se fazia sentir fez abrandar os jovens enérgicos que mais tarde saltaram e muito ao som dos Wet Bed Gang, cabeças de cartaz do evento, cuja adesão da juventude surpreendeu artistas como P21 e Overule, com quem estivemos à conversa. Mais pormenores para conferir na nossa página de facebook.