Serviço de transportes para períodos de baixa procura

Será em Guimarães. A cobertura territorial está divida em 10 zonas.

Durante a Reunião do Executivo Municipal de Guimarães, que decorreu na manhã desta segunda-feira, 26 de outubro, foi apresentado o projeto de Serviço de Transportes de Passageiros Flexível no Município de Guimarães.

O Transporte de Passageiros Flexível é um serviço complementar à rede regular de transporte público para situações de baixa procura que tem como objetivo garantir os níveis mínimos expressos no Regime Jurídico do Serviço Público de Transportes, ao mesmo tempo colmatando o défice de oferta no período noturno, fins de semana e feriados.

O sistema está pensado de forma a que seja possível a otimização dos percursos e horários através de um sistema de reservas, idealmente efetuado com 1 dia de antecedência, que, em função dos pedidos existente, efetuará a gestão logística. As reservas poderão ser efetuadas por telefone ou através de uma aplicação ou website.

A cobertura temporal divide-se em período escolar e férias escolares, subdividindo-se cada um destes períodos em dias úteis e sábados, domingos e feriados. No que diz respeito a períodos horários, haverá o período diurno que funcionará entre as 08h00 e as 20h00, e o período noturno, entre as 20h00 e as 24h00.

Domingos Bragança sublinhou que este “é um serviço que vem dar resposta às carências que hoje se verificam no concelho de Guimarães”. O edil manifestou a intenção de fixar o preço ao utilizador com base no mesmo valor pago no serviço regular, com o valor da reserva a ser descontado no preço final, referindo ainda que a frota que estará ao serviço do Transporte Flexível será 100% elétrica, sendo constituída, inicialmente, por três minibus.

A cobertura territorial está divida em 10 zonas, abrangendo Guimarães, Sande (Vila Nova), Silvares, Brito, Fermentões, Creixomil, Ponte, Caldelas (Zona 1), Moreira de Cónegos, Conde, Lordelo, Nespereira, Guardizela, Gandarela (Zona 2), Serzedelo, Gandarela, Guardizela, Gondar, Selho (S. Jorge) (Zona 3), Oleiros, Vermil, Ronfe, Airão (S. João), Airão (Sta. Maria), Brito, Figueiredo, Leitões (Zona 4), Caldelas, Sande (S. Lourenço), Balazar, Longos, Briteiros (Sta. Leocádia), Sande (S. Martinho), Barco, Briteiros (S. Salvador) (Zona 5), Briteiros (Sto. Estevão), Prazins (Sto. Tirso), Donim, Souto (S. Salvador), Prazins (Sta. Eufémia), Corvite, Souto (Sta. Maria), Gondomar, Sande S. Clemente, Caldelas, Ponte (Zona 6), Atães, Rendufe, Gominhães, Selho (S. Lourenço), S. Torcato (Zona 7), Gonça, Castelões, Arosa, S. Torcato (Zona 8), Infantas, Serzedo, Costa, Mesão Frio (Zona 9) e S. Faustino, Pinheiro, Gémeos, Abação (S. Tomé), Urgezes (Zona 10), e em 2 linhas, uma no interior da freguesia de Polvoreira, entre a N105 e a EM579, e outra na ligação entre as freguesias de Pencelo e Azurém, pela zona do Mourão.