Santo Adrião vai ter três escalões de Formação na nova época
Vão ser inscritos os Infantis e ainda os Petizes e Traquinas nas provas lúdicas
Depois de um período de captações, em que apareceram 40 jovens atletas, a direção da UDC de Santo Adrião decidiu avançar com a criação de três escalões, para a nova temporada desportiva na AF Braga.
Assim, o clube irá ter Petizes e Traquinas a participar nas provas lúdicas de futebol e os Infantis, que poderão ter duas equipas, uma de futebol de 7 e outra de 9, nos campeonatos da AF Braga.
Recorde-se que o clube também fez captações para Benjamins e Iniciados, no entanto, nesse caso não apareceram atletas em número suficiente. Ainda assim, foram superadas as melhores expetativas, como aponta o presidente João Costa: “Colocámos cinco escalões à prova, para ver quais os que poderiam seguir em frente. Depois de praticamente um mês de captações percebemos que temos jogadores suficientes e que até superaram as expetativas, para termos Infantis, Petizes e Traquinas. Vamos avançar com a competição para estes três escalões, serão cerca de 40 atletas que vão estar connosco. Números que me deixaram feliz, pois o meu objetivo mínimo para arrancar eram os trinta atletas”.
Manifesta a satisfação, pois está cumprindo um sonho que é da coletividade, mas também seu: “Quem conhece o clube e quem me conhece a mim sabia que mal tivesse oportunidade era nesse sentido que queria caminhar. O nosso foco principal passa agora pela formação, pois é o mais importante, para a comunidade e para todos os que nos rodeiam. Preocuparmo-nos com os jovens e com o seu crescimento, em formação e em educação deverá ser para nós o mais importante”.
E o objetivo será crescer a cada época: “Queremos que o Santo Adrião a cada ano seja maior nesta área, ou seja, ter a breve prazo ter todos os escalões, para que haja mais vida no nosso complexo desportivo”.
Fininho irá orientar os Infantis, a estrutura técnica e diretiva para a formação está ainda em definição, como revela o presidente.
“Ainda poderá chegar outra pessoa para a coordenação, para uma vertente mais burocrática. Temos dois coordenadores que têm estado muito ativos, a receber os meninos. Na parte técnica, apesar do Fininho também estar na coordenação, essa será a área dele. Irá ser o treinador dos Infantis, com o apoio do Fábio Costa e nos Petizes e Traquinas irá estar o Dani Mendes e o Alex, pessoas da equipa principal e ligadas ao desporto, que irão aplicar os seus conhecimentos e a cultura do clube, para ajudarem a crescer estes meninos”, destaca.