S. Gonçalo em Lustosa terá Trio Elétrico

Missa em Honra de S. Gonçalo transmitida, em direto, pela Rádio Vizela e pela página de Facebook da nossa estação.

Ainda não é possível celebrar o S. Gonçalo como até 2019 acontecia. Em Lustosa, a Comissão de Festas é liderada por Judite Lopes, que “puxou” pela veia criativa para encontrar uma solução que pudesse trazer alguma animação às pessoas. Um Trio Elétrico a percorrer as ruas da freguesia foi a solução encontrada.

 

A Comissão de Festas de S. Gonçalo, em Lustosa, é a mesma do ano passado, contudo sofreu uma forte diminuição no número de elementos. Das cerca de 30 mulheres que integravam o elenco organizativo, a maioria desistiu e, atualmente, são apenas quatro. A juíza é Judite Lopes, que assumiu o cargo depois de a então líder ter saído da Comissão de Festas. Contrariedades à parte, o grupo sente-se com a “garra” necessária para concluir o trabalho iniciado nas festividades de 2020. “A festa vai ser feita de maneira diferente, será da maneira que é possível, mas estamos com muita força”, garante Judite Lopes, em declarações à Rádio Vizela.

A Comissão de Festas de S. Gonçalo, ainda antes da chegada da pandemia ao nosso país, conseguiu realizar algumas atividades de angariação de fundos, depois disso já muito pouco foi possível concretizar, contudo serão essas verbas que a organização irá utilizar para que a parte profana não fique, mais uma vez, em branco. Os tradicionais concertos com público ficam de parte, mas a Comissão de Festas foi buscar uma ideia a eventos realizados “noutras freguesias”: um Trio Elétrico. “As pessoas não vão à festa, mas a festa vai ter com as pessoas”, justifica Judite Lopes. A Banda Vatikano será a banda convidada para atuar neste Trio Elétrico, que irá percorrer as principais ruas de Lustosa. “Será nas principais, pois o camião não consegue ir a todas as ruas”, salienta a juíza, que promete também uma surpresa que irá acompanhar este momento ao longo de todo o percurso.

“É com toda a alegria que levamos a festa a todos desta maneira, por isso façam a festa connosco”, apela a juíza, que quer concluir o trabalho da melhor forma possível. Em 2022 haverá outra Comissão de Festas e Judite Lopes garante-nos que “foi relativamente fácil arranjar juíza para o próximo ano”.

 

Programa

 

Sábado, dia 05 de junho

21h30 – Terço na Capela de S. Gonçalo

Fogo de artifício

 

Domingo, dia 06 de junho

11h15 – Missa em Honra de S. Gonçalo – transmitida, em direto, pela Rádio Vizela e pela página de Facebook da nossa estação

15h30 – Trio Elétrico com a atuação da Banda Vatikano, percorrendo as ruas da freguesia

Fogo de artifício

 

 

Percurso do Trio Elétrico

Saída: S. Gonçalo em direção à rotunda do balão; seguindo pela Estrada Nacional 106, descendo para S. Mamede, em direção ao relógio; regressa à Estrada Nacional 106 até ao “Coviran”, voltando à zona do relógio, entrando na Avenida das Escolas em direção à igreja; seguirá pela rotunda da Várzea, voltando à zona da igreja em direção a Salgueirinhos; depois irá descer ao lugar de Penas, entrando na rua da Junta de Freguesia, em direção à Capela de S. Roque; de regresso à rua da Junta, o Trio Elétrico rumará ao largo do cabo, encerrando o trajeto no S. Gonçalo.

PUB___