Rui Rio venceu diretas em Vizela

Luís Aprígio Ferreira, líder da JSD Vizela, foi o escolhido para delegado ao congresso, que irá decorrer em Lisboa

O Partido Social Democrata (PSD) foi a eleições para escolher o presidente da Comissão Política Nacional. Havia dois candidatos a disputar o lugar, Rui Rio, que se estava a recandidatar, e Paulo Rangel.

Na secção de Vizela, venceu Rui Rio. Foram votar 94% dos militantes, destes 81,25% votaram em Rui Rio e 18,75% escolheram Paulo Rangel. Não houve votos em branco nem nulos. Isto é, dos 32 militantes que foram votar, 26 escolherem Rui Rio e apenas seis votaram em Paulo Rangel.

Quanto ao distrito de Braga, Rui Rio também saiu vencedor, tendo obtido 2.615 votos (52,31%) e Paulo Rangel alcançou 2.384 (47,69%). Houve 48 votos brancos e 30 nulos. Rui Rio venceu nas concelhias de Vizela, Guimarães, Fafe, Braga, Póvoa de Lanhoso, Barcelos, Amares e Cabeceiras de Basto. Já Paulo Rangel ficou em primeiro nas concelhias de Vila Nova de Famalicão, Vila Verde, Vieira do Minho, Terras de Bouro, Esposende e Celorico de Basto.

Rui Rio acabaria reeleito líder do PSD. Alcançou 52,43% dos votos (18.811 votos) e o adversário, Paulo Rangel ficou com 47,54 % dos votos (17.047 votos). Houve 324 votos em branco e 190 nulos.

No seu discurso, o líder reeleito do PSD disse encarar a vitória com “satisfação, com orgulho, mas acima de tudo com responsabilidade” e afirmou estar “picado para ganhar as legislativas”.

Rui Rio, que lidera o PSD desde janeiro de 2018, manter-se-á como o 18º presidente do partido, sendo este o seu terceiro mandato.

O 39º congresso do partido vai realizar-se entre 17 e 19 de dezembro, na Feira Internacional de Lisboa. Refira-se que nestas eleições também estava em cima da mesa a eleição dos delegados ao congresso. Em Vizela, Luís Aprígio Ferreira, líder da JSD Vizela, foi o escolhido.  

Foto DN

PUB___