Romagem às Senhoras do Monte preserva raízes e tradição

O 10 de junho é a data escolhida, há vários anos, para a realização da Romagem às Senhoras do Monte. Esta peregrinação, que reúne apenas pessoas do sexo masculino da região, cumpriu a sua 61ª edição e a Rádio Vizela associou-se ao momento com a transmissão, em direto, da eucaristia.

A tradição iniciada pelo padre Duarte, em maio de 1963, em homenagem aos combatentes portugueses que perderam a vida na Guerra Colonial, continua a unir os participantes, muitos deles de Moreira de Cónegos, mas também da região.

Depois do falecimento do padre Duarte, o padre Domingos assumiu a continuidade da romagem e marcou presença também nesta edição. “Para mim é uma alegria grande porque é uma vivência que sempre tive desde criança até ao dia de hoje e as raízes marcam a árvore, por isso estou muito feliz”, dizia o sacerdote em declarações à Rádio Vizela.

O facto de esta ser uma tradição com mais de 60 anos e que permanece na atualidade, leva o pároco a enaltecer que “ainda não se perdeu a seiva inicial” e que por isso “há muita esperança” na continuidade desta Romagem dos Homens ao Alto das Três Virgens do Monte.

Na quinta-feira, no RVJornal, acompanhe o suplemento especial dedicado a esta romagem. 

 

PUB___