Ricardo Soares: “Vamos fazer tudo para somar pontos"

Moreirense defronta este domingo o Belenenses, num jogo que arranca às 15h00

O Moreirense joga este domingo na Cidade do Futebol, com o Belenenses SAD, em partida da 4ª jornada da Liga Portuguesa. O treinador Ricardo Soares esteve ao final da manhã deste sábado na Sala de Imprensa do Parque de Jogos Joaquim Almeida Freitas, e na projeção da partida começou por destacar a paragem da Liga Portuguesa, que foi em sua opinião muito produtiva para o Moreirense: “Estas duas semanas foram muito produtivas porque os jogadores trabalharam muito e com muita qualidade, alguns elevaram os índices físicos para patamares de acordo com a exigência da competição em que estamos inseridos. Deu para cimentar os processos, termos um melhore conhecimento das ideias que estamos a implementar, nesse sentido foi extremamente positivo. Estamos com alguma ansiedade para irmos a o jogo, porque são os jogos que validam o trabalho feito de forma competente durante a semana. Já temos uma boa base, estamos num nível interessante", destacou.

Neste período o treinador viu sair o goleador Fábio Abreu, que deixa desfalcado o ataque, mas refere que internamente vão ser arranjadas soluções. “Estamos aqui para arranjar soluções. O plantel que tenho à disposição é este. Estamos satisfeitos com o comportamento de todos os atletas, que têm feito um esforço enorme para encontrarmos as soluções internamente".

Acrescentou que não se trata de um jogador insubstituível: "Não, não é de todo. Foi gratificante porque valorizamos mais um ativo com um encaixe financeiro, o trabalho dele compensou. A partir de agora não faz sentido falar dele. Cabe-me alterar uma dinâmica pontualmente, fruto das características dos jogadores que tenho para aquela posição neste momento. Tenho de encontrar uma fórmula eficaz para atacar, mas também para defender porque a saída também tem custos nesse aspeto. Mas, não é uma preocupação. Não sou treinador há dois dias e já me deparei com situações parecidas com estas. É extremamente gratificante para mim olhar para o plantel para procurar encontrar uma dinâmica para a equipa, sem fugir às minhas ideias. Seria um erro mudar tudo por sair um jogador, nunca o farei. Dentro do que temos podem esperar uma equipa extremamente organizada, com motivação de vencer o jogo. Confio nos meus jogadores, porque eles trabalham muito. O processo é para todos os jogadores, todos treinam as mesmas coisas".

Já sobre a partida deste domingo destacou que o objetivo é ganhar o jogo. "O Belenenses SAD tem um conjunto de características e dinâmicas interessantes, diferentes do padrão em Portugal. É uma equipa que joga com uma linha de cinco, que se transforma em três em vários momentos do jogo. Consegue ter a particularidade de defender com muita gente e atacar com muita gente. Enquanto equipa tem muita qualidade e organização. Olhamos essencialmente para nós, porque sabemos que temos qualidade. Estamos cá é para ganhar, fazer o possível e o impossível para somar pontos para atingir o objetivo manutenção, que este ano vai ser extremamente difícil para todos. A equipa que for mais competente é que vai ganhar, não olhamos para o passado".

O jogo está marcado para as 15h00 deste domingo, na Cidade do Futebol, com relato na Tarde Desportiva da Rádio Vizela.