Requalificação da Secundária de Vizela foi inaugurada

Diretor do Agrupamento voltou a frisar a necessidade de reforço de pessoal.

A obra de “Requalificação e Modernização das Instalações da Escola Secundária de Vizela”, cujo projeto tinha o valor de 3.000.000,00€, com comparticipação FEDER e do Orçamento de Estado, foi esta manhã inaugurada pela Câmara Municipal de Vizela na presença do edil Victor Hugo Salgado, do diretor Abílio Costa, da restante vereação, autarcas e figuras ligadas ao ensino. 

Depois da bênção, pelo padre Constantino Matos de Sá, seguiu-se uma visita guiada à unidade de ensino, em grupos, cumprindo todas as regras da Direção Geral de Saúde. A requalificação e modernização visou a resolução de várias patologias, pois, tratando-se de um edifício construído em 1983, encontrava-se obsoleto ao nível das infraestruturas, necessitando de uma profunda reabilitação.

Abílio Costa, diretor do Agrupamento Escolas Caldas de Vizela, realçou o significado especial desta inauguração. “Temos espaços fantásticos, um grande investimento da parte tecnológica, uma escola moderna para o futuro”, disse. “Esta inauguração requer sempre a atualização não só na parte específicos mas também dos recursos humanos, temos uma população escolar ativa que requer nestes tempos investimentos nessas vertentes”. “Finalmente a Escola Secundária tem um parque tecnológico capaz para que a capacitação destes jovens seja capaz”, rematou. De seguida falou Mário José Oliveira, autarca de Caldas de Vizela que tem a competência de manutenção da escola. “Foi sempre uma escola com bons pergaminhos” começou por dizer, enaltecendo em particular o papel de José Amaro, funcionário da Secundária, que tem sido a ponte entre a Junta e a Escola.

Fernando Carvalho também interveio. “Desde que este Executivo tomou posse a Educação foi uma prioridade e um agradecimento pelo trabalho e dedicação”, referiu. “As estruturas escolares de Vizela precisam de mais obras e temos a certeza que isso irá acontecer”, rematou.

Na sua intervenção, o edil Victor Hugo Salgado, lembrou que para o seu Executivo a Educação era e é prioritária. Lembrou a importância da delegação de competências e agradeceu aos que contribuíram para “este momento”, referindo-se ao vice-presidente Joaquim Meireles e a Agostinha Freitas, vereadora da Educação. Falou da aposta em mobiliário renovado assim como em equipamentos tecnológicos. “Agradeço ao senhor diretor que esteve sempre presente neste processo”.

PUB___