PS: Transformar Matadouro em Casa da Juventude/Cultura

Foi uma das propostas apresentadas esta noite.

A candidatura PS Vizela - João Ilídio Costa escolheu o antigo Matadouro para proceder à apresentação da terceira parte do seu programa eleitoral, debruçado nos eixos Juventude Coesão e Solidariedade Social.

Coesão Social

No que toca aos Eixos Coesão e Solidariedade Social, o PS pretende desenvolver e aprofundar a estratégia para a Inovação Social no concelho, definindo metas e áreas prioritárias de intervenção. Paula Oliveira referiu que a população sénior será um dos principais focos do PS Vizela, a partir de 01 de outubro, caso vença as eleições.

O PS Vizela pretende melhorar o funcionamento do Gabinete de Apoio Psicológico, da Consulta de Psicologia no Domicílio, da consulta de psico-oncologia e da consulta de Medicina Dentária. Entre outras propostas, constam o alargamento da Rede Concelhia de Apoio Domiciliário, o recenseamento dos idosos do concelho e a adoção de medidas de combate ao isolamento da população idosa, assim como a dinamização do Banco Local de Voluntariado. O PS Vizela compromete-se também a apostar na política da Igualdade de Género. “Será um incentivo também à natalidade. Se as mulheres ganharem mais, vão ter condições para ter mais filhos”, disse Andreia Ferreira.

Juventude - Casa da Juventude no Matadouro

Depois, surgiram as intervenções de Ricardo Vieira e Rita Araújo, mandatários da Juventude. Aqui, o PS Vizela propõe implementar programas de formação aos alunos do 3º ciclo em literacia financeira e desenvolvimento de negócios e carreira, assim como revitalizar o Cartão Jovem Municipal e Disponibilizar na plataforma do emprego a criar uma área específica para os jovens onde conste informação sobre emprego qualificado, prémios e estágios. Nas imediações do antigo Matadouro de Vizela, Ricardo Vieira avançou que a criação de uma incubadora cultural dirigida aos jovens será a bandeira desta candidatura socialista: “Este é o nosso projeto e vamos trabalhar com os jovens, com João Ilídio como presidente da Câmara Municipal”.

O PS Vizela quer ainda organizar uma Semana da Juventude e apoiar os jovens criadores culturais, através da realização de eventos dos seus trabalhos, a realização de intercâmbios internacionais e a realização do Concurso de Bandas. Além disso, a execução dos projetos vencedores do Orçamento Participativo Jovem, como sendo a “Ciclovia Escolar”, o “SkatePark” e o “Patinhas Carenciadas”, a curto prazo.

Horácio Vale: “Este será um espaço importantíssimo”

Na noite de sexta-feira, também tomou da palavra Horácio Vale, que integra a lista de João Ilídio Costa à Câmara: “É fundamental darmos aos jovens condições para que eles desenvolvam as suas potencialidades e este é, sem dúvida, o espaço ideal. Este espaço será importantíssimo”. “Este é um espaço nobre com um espaço exterior muito agradável e que propicia condições para que a juventude se divirta e trabalhe”, acrescentou.

João Ilídio Costa: “Estes 15 dias serão determinantes”

A importância de mobilizar a juventude para que exerça o seu direito ao voto, nas próximas eleições autárquicas, mereceu relevância no discurso de João Ilídio Costa. “É muito importante que vocês se envolvam na política. Vizela precisa de todos”. “Estes 15 dias serão determinantes e decisivos e esperamos de vocês jovens uma participação ativa”. Falou de um programa estruturante, referindo que, ao contrário de outros, o PS “não apresenta propostas avulso. “Até agora apenas uma força política apresentou o seu programa, a CDU… e nós”.

Nuno Faria também interveio: “Bom ver esta moldura humana neste espaço agradável. Temos muitos projetos para a cidade, mas o que prometo é muito trabalho. Sou jovem e espero que a juventude se envolva e que volte a acreditar na política”. 

PUB___