PS preocupado com encerramento de UCC de Longa Duração

Os deputados do Partido Socialista (PS) eleitos pelo distrito de Braga entregaram um requerimento ao Governo a solicitar informação detalhada e medidas urgentes perante o anunciado encerramento das duas Unidades de Cuidados Continuados de Longa Duração e Manutenção no concelho de Guimarães, previsto até ao próximo dia 31 de dezembro. Uma delas é a de Nespereira.

 

Diz o PS que este encerramento implica a perda de todas as 70 camas desta resposta no concelho, colocando Guimarães entre os poucos municípios do distrito — juntamente com Amares e Terras de Bouro — que ficam sem qualquer valência de longa duração da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI).
Acrescentam ainda os socialistas que a Associação Nacional de Cuidados Continuados tem igualmente sinalizado o risco de encerramento de várias unidades no país devido a problemas de sustentabilidade, o que traduz uma preocupação crescente sobre a capacidade assistencial em diversos territórios.

No caso de Guimarães, garantem os deputados, este cenário já está a gerar impactos significativos. Em causa estão as Unidades de Nespereira e da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães. “Os utentes estão a ser deslocados para centenas de quilómetros de distância, afastando-os das suas famílias e fragilizando o acompanhamento clínico e social, contrariando o princípio da proximidade que estrutura a RNCCI”, lê-se ainda na Nota de Imprensa enviada à nossa redação.

Neste contexto, os deputados do PS de Braga solicitaram ao Governo vários esclarecimentos. Começam por perguntar quais as medidas previstas para repor a capacidade de Cuidados Continuados no concelho, como será assegurado que os utentes deslocados possam regressar a unidades próximas das suas famílias e que ações estão em curso para mitigar os impactos imediatos sobre doentes e cuidadores. Pretendem ainda saber os socialistas se existe um plano nacional, com calendário e financiamento, que garanta a sustentabilidade da RNCCI e evite novos encerramentos e, por último, que equipamentos perderam elegibilidade no PRR após a reprogramação.

Recorde-se que no início deste mês, o Centro Social de Nespereira já havia anunciado o fim da Unidade de Longa Duração da sua Unidade de Cuidados Continuados. Numa mensagem na sua página da rede social, a instituição indica que encerrou "um ciclo importante" que dará lugar a "uma nova resposta social” passando a "acolher e acompanhar pessoas de diferentes situações e necessidades". "Idosos, doentes em recuperação, pessoas temporariamente dependentes ou simplesmente quem precisa de apoio, cuidado e presença", podia ler-se na publicação.

PUB___