Primeiro-ministro anuncia recolher obrigatório

Só 25 concelhos escapam à medida. Será proibido circular entre concelhos.

O Conselho de Ministros reuniu-se esta quinta-feira depois da renovação do estado de emergência até 15 de janeiro.

O primeiro-ministro António Costa anunciou que “no próximo fim de semana se aplicarão por igual a todos os concelhos do país com mais de 240 novos casos por 100 mil habitantes a proibição de deslocações entre concelhos e recolher a partir das 13h00. Medida só não se aplica a 25 concelhos”.

O chefe do Governo admite que podem ser tomadas novas restrições na próxima semana, depois da reunião com os peritos marcada para dia 12.

António Costa adianta que esta quinta-feira o número de novos casos de Covid-19 andará novamente perto dos 10 mil.

 

Medidas para o próximo fim de semana:

Restrições em todos os concelhos com mais de 240 novos casos por 100 mil habitantes

Proibição de circulação entre concelhos

Recolher obrigatório a partir das 13h00

Só 25 concelhos têm medidas mais leves. 

De fora dessa lista, como referido, estão 25 concelhos com nível de risco moderado, que têm menos de 240 casos de Covid-19 por 100 mil habitantes. Os 25 concelhos em risco moderado são: Alcoutim, Aljezur, Almeida, Arronches, Barrancos, Carrazeda de Ansiães, Castanheira de Pêra, Castelo de Vide, Coruche, Ferreira do Alentejo, Freixo de Espada à Cinta, Lagoa, Manteigas, Monchique, Odemira, Pampilhosa da Serra, Proença-a-Nova, Resende, Santiago do Cacém, Sardoal, Sernancelhe, Sines, Torre de Moncorvo, Vila de Rei e Vila do Bispo.

A lista do Governo com o nível de risco dos concelhos pode ser consultada em: Lista de Concelhos - nível de risco - Covid 19 estamos ON.

PUB___