Obra da nova ponte do Moleiro começa no início de 2025
Os presidentes da Câmara Municipal de Vizela e de Felgueiras, Victor Hugo Salgado e Nuno Fonseca, respetivamente, estiveram juntos em Ourense, no Salão Internacional de Turismo Gastronómico. Foi aí que os autarcas abordaram essa obra.
Foi na manhã de 04 de novembro de 2023 que o aumento do caudal do rio fez com que a Ponte de Pau, Ponte do Moleiro, ou até mesmo Ponte do Outeiro, como também é conhecida, caísse e fosse arrastada pela água.
Há muito que a ponte pedonal apresentava debilidades, sendo que o mau tempo que se fez sentir na madrugada desse dia 04 de novembro, foi o suficiente para aumentar o caudal do rio e a ponte acabou por não resistir.
As debilidades da estrutura já tinham levado a que o acesso estivesse interditado, muito embora fossem muitos os que, mesmo assim, arriscavam fazer a travessia. Pela importância que a ponte pedonal tinha para as populações de Tagilde (Vizela) e Regilde (Felgueiras), desde aí se falava da necessidade de construir uma nova travessia. Na XANTAR - Salão Internacional de Turismo Gastronómico, Victor Hugo Salgado, autarca de Vizela, sublinhou a capacidade de as duas Câmara Municipais fazerem “intervenções conjuntas”. “Ainda há momentos estávamos a falar da [futura] Ponte do Moleiro, que irá unir os nossos dois concelhos, uma ponte que caiu no inverno transato, mas que muita falta faz à população dos dois concelhos”. “Estamos a preparar tudo para que no início do ano tenhamos todas as condições para iniciar esta grande obra, que é muito importante para os dois concelhos”, dizia Victor Hugo Salgado.
Mas há mais projetos que Felgueiras e Vizela podem trilhar em conjunto. Nuno Fonseca, presidente da Câmara de Felgueiras, concretizou: “Um grande incentivo para ligarmos os passadiços de Vizela também aos passadiços de Felgueiras que estão já projetados, e ligar ao nosso Mosteiro de Pombeiro, que eu acho que daria uma dimensão maior aos passadiços de Vizela, a toda aquela zona do Rio Vizela, portanto é também isso que estamos a trabalhar em conjunto para que isso possa acontecer no futuro”.