Nova normalidade leva a novo projeto da Câmara Municipal

"aNormalidade": Um projeto que tem como objetivo ajudar os jovens a adaptar-se a este "novo normal".

“aNormalidade” é o novo projeto do Departamento da Juventude da Câmara Municipal de Vizela. Um projeto que procura dar respostas aos jovens neste novo tempo que vivemos devido à pandemia de Covid-19, tal como explicou Jorge Pedrosa, Vereador com o Pelouro da Juventude na Câmara Municipal de Vizela.

Este projeto “aNormalidade” consiste na publicação de vídeos na página de Facebook da Câmara Municipal de Vizela, onde constam testemunhos de vizelenses de diversas áreas Os convidados mostram o “novo normal” em cada uma das suas áreas profissionais, dando algum conhecimento aos jovens. 

Com a Festa da Juventude, o Concurso de Bandas de Vizela e outros eventos e iniciativas do Departamento da Juventude canceladas, Jorge Pedrosa salienta que é importante dinamizar projetos como este para os jovens, sendo que esta faixa etária está a ser uma das mais prejudicadas devido à Covid-19, “de maneira a dar-lhes algum conhecimento para que os jovens possam enfrentar melhor este tempo e olhar para o futuro com esperança”.

Para além deste projeto, o Departamento da Juventude da Câmara Municipal de Vizela tem em agenda a concretização de formações online centrado na capacitação juvenil para ultrapassar os medos e ansiedades que esta situação pode trazer. Estas formações online terão vertentes como a Educação para os Direitos Humanos, Cidade e Comunidade Sustentáveis, a Liberdade dentro da Cabeça, ou seja, uma gestão emocional deste tempo que vivemos, entre outras.

Destacar ainda a organização de um Concurso de Curtas Metragens onde o tema central será “Vizela Segredos de um Vale”: “A criatividade é livre, no entanto tem de ter subjacente Vizela”. O Vereador revelou ainda que o Departamento de Juventude tem ainda a esperança de realizar, se for possível, até ao final do ano o Orçamento Participativo Jovem