Nova Direção em vésperas das comemorações dos 50 anos

As eleições decorreram em julho último, mas a tomada de posse só aconteceu este domingo, dia 24 de setembro, na sede escutista, localizada nas imediações do Casal do Telhado. Este foi um momento cheio de significado, afirmou Filipe Freitas, ele que é agora o Chefe do Agrupamento, trazendo já na bagagem 21 anos de dedicação ao movimento fundado por Baden Powel.

“É importante, porque estamos a falar da viragem de uma nova página nos Escuteiros de Santa Eulália, que conta agora com uma direção jovem, que está com muita garra para realizar um bom trabalho, pelo menos, nos próximos três anos”, havia já afirmado o responsável à Rádio Vizela. Será a duração do mandato que agora se inicia e o tempo é de deitar mãos à obra, até porque em junho de 2024, o Agrupamento de Escuteiros de Santa Eulália comemorará 50 anos de existência. Um momento que espera que venha a ser de grande alegria, por isso, aproveitou este domingo, para pedir o apoio e empenho de todos os presentes.

O que motivou Filipe Freitas a assumir este novo desafio foi o facto de se considerar capaz, de em conjunto com a sua equipa, cativar os jovens para o escutismo e ajudá-los a encontrar sentido para vida, algo que parece se revelar difícil nos dias de hoje. Neste momento, o grupo é composto por cerca de meia centena de escuteiros. “Queremos muitos mais. Venham experimentar e conhecer aquilo que é o escutismo, aquilo que fazemos nesta sede”, afirmou ainda Filipe Freitas que vê neste movimento uma oportunidade das crianças e jovens desenvolverem a sua vivência com a natureza sempre com o princípio de “deixarem o mundo um pouco melhor do que o encontraram”.

Santa Eulália é hoje uma vila com cerca de 6 mil habitantes e, por isso, o presidente da Junta de Freguesia, Manuel Pedrosa, acredita haver todas as possibilidades do Agrupamento poder crescer. Pela sua história, pelo seu bom funcionamento e pelas condições que oferece aos pequenos exploradores, a começar pela sua sede. “Tem tido boa gente a passar por cá”, disse Manuel Pedrosa, em alusão a António Gaspar que agora se despede da liderança. Agora com uma direção mais jovem, o autarca acredita que o Agrupamento também estará num bom caminho para conseguir cativar novos elementos.

Para as comemorações dos 50 anos, Manuel Pedrosa já veio afirmar que a “Junta de Freguesia estará presente para aquilo que for preciso”, afirmação que também acabou por ser corroborada por Nuno Faria, vereador da Juventude e que representou a Câmara Municipal de Vizela na cerimónia desta manhã. “O Chefe Gaspar deixa um grande legado, levantou muitas das paredes desta sede e fez um ótimo trabalho.  Ao novo Chefe Filipe desejo que tenha muito sucesso nesta caminhada. Para o ano serão as comemorações dos 50 anos dos Escuteiros de Santa Eulália, espero que venha a ser uma grande festa”.

Isto porque Nuno Faria reconhece no escutismo uma oportunidade das crianças e jovens adquirirem várias competências no âmbito da educação e da cidadania.

PUB___