Município de Guimarães assinala Dia da Proteção Civil

O Município de Guimarães celebra o Dia da Proteção Civil na sexta-feira, 01 de março, com a realização do exercício GuimaraEx2024 e com um conjunto de atividades educativas, em parceria com a comunidade educativa, os agentes de proteção civil, e o Laboratório da Paisagem. 

 “Condições meteorológicas adversas severas” são o mote para os acontecimentos simulados na próxima sexta-feira, que vão despoletar as intervenções dos agentes de proteção civil no referido exercício, concretamente um acidente rodoviário na freguesia de Caldelas e um acidente ferroviário em Urgezes.

A realização deste exercício tem com objetivo testar o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Guimarães e reforçar a colaboração institucional entre as entidades e Agentes de Proteção Civil. 

 Já a semana seguinte será dedicada à interação com a comunidade escolar, sendo de destacar o dia 08 de março, onde será realizada uma Ação de Sensibilização por videoconferência, a partir da Escola Básica de Nespereira (Agrupamento de Escolas Gil Vicente), para Delegados dos Clubes da Proteção Civil de todas as escolas do concelho, sobre o tema 112 - Número Europeu de Emergência.

A videoconferência conta com a coorganização do Laboratório da Paisagem e com a participação de agentes de proteção civil. Posteriormente, será realizada uma sessão de sensibilização na mesma escola com recurso ao Jogo Didático da Proteção Civil.

Apresentação pública do exercício decorre esta quinta-feira, dia 29 de fevereiro, às 15h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Guimarães. 

PUB___