Lousada: Troncos de duas tílias darão origem a uma escultura

No âmbito da obra de Requalificação Urbana da Rua do Picoto, em Lousada, foram incorporadas no domínio público duas emblemáticas tílias junto à entrada da Quinta de Vila Meã, na Av. dos Combatentes da Grande Guerra.

Diz o município que as árvores, foram alvo de uma avaliação fitossanitária tendo-se verificado que apresentam diversas doenças e debilidades provocadas por sucessivas podas agressivas.

Por essa razão, e pese embora os esforços nos últimos anos para tentar salvaguardar as árvores, constatou-se que, infelizmente, não seria possível mantê-las no estado de dignidade e segurança que merecem enquanto “gigantes verdes”.

Todavia, ao invés de optar pelo abate, o município entendeu perpetuar a memória e valor histórico destas duas árvores associadas aquele espaço, removendo toda a lenha das copas e mantendo apenas os troncos que servirão para criar, com o apoio de um escultor especializado, uma escultura alusiva à nossa biodiversidade.

Os troncos esculpidos serão mantidos no mesmo local. Toda a lenha removida das árvores será utilizada para criação de estruturas de apoio à biodiversidade nas áreas sob gestão Municipal.

No mesmo local, ao lado destas duas árvores, serão plantadas novas árvores de modo a repor o enquadramento cénico do local. A intervenção artística irá decorrer durante os primeiros meses do ano de 2023.

PUB___

MAIS NOTÍCIAS___

Rádio Vizela - Animação em Lustosa neste sábado

Animação em Lustosa neste sábado

25 de Novembro I Radio Vizela

Rádio Vizela - Banco Alimentar Contra a Fome com nova campanha

Banco Alimentar Contra a Fome com nova campanha

25 de Novembro I Ângela Fernandes