Livro de Hélder Silva apresentado a 01 de outubro

Na Casa da Cultura, às 17h00.

A apresentação do livro do vizelense Helder Silva com David Araújo, “Estórias por trás da história: Venezuela”, foi reagendada para o próximo dia 01 de outubro, pelas 17h00, na Casa Municipal de Cultura Joaquim da Costa Chicória.

Ao longo de um mês, Hélder Silva e David Araújo viveram uma das experiências pessoais e profissionais mais enriquecedoras e marcantes das suas vidas. Na qualidade de enviados especiais da RTP, conseguiram entrar na Venezuela praticamente fechada à imprensa estrangeira numa aventura que se estendeu à savana colombiana e ao estado do Amazonas, onde vigora a lei da bala imposta pelo Exército de Libertação Nacional, composto por dissidentes das FARC. Recolheram testemunhos impressionantes de mulheres que vendem o próprio cabelo para comprarem bens de primeira necessidade; de pessoas às portas da morte sem acesso a medicamentos que lhes poderiam salvar a vida; de crianças que fazem apenas uma refeição por dia em Petare, em Caracas, na maior favela da América Latina; e ouviram o relato de um dos líderes dos colectivos, os grupos paramilitares fiéis ao regime de Nicolás Maduro, que, a meio da entrevista, puxou de uma faca de guerra.

Este livro conta como, poucos dias depois de terem chegado a Caracas, os autores conseguiram entrevistar Juan Guaidó, o homem que grande parte do mundo reconheceu como presidente interino da Venezuela em 2019. E não termina sem um relato detalhado dos momentos de maior terror que viveram na fronteira da Venezuela com a Colômbia, onde, a 23 de fevereiro desse ano, os militares «bolivarianos» impediram a entrada de ajuda humanitária disparando sobre civis que tentavam levar comida, roupa e medicamentos para território venezuelano. David Araújo, inclusive, acabou por ser sequestrado pelos colectivos

PUB___