Leilão de oferendas e Festa das Colheitas em Santa Eulália
As receitas do leilão revertem para as obras da Igreja e a Festa das Colheitas para o Casal do Telhado. Este domingo, 06 de outubro, terá lugar a primeira das iniciativas. Falamos do leilão de oferendas que tem início às 14h00.
Antes do leilão haverá um cortejo, com saída em dois pontos da freguesia. Uma parte sairá junto à sede do Moto Clube de Vizela e a outra da zona da Vinha. O cortejo passará pelo Lamarão e terminará no Adro da Igreja Paroquial. É aqui que vai ter lugar o leilão de oferendas. “Já temos vários produtos para leiloar, mas contamos com mais, pois quantos mais, melhor. Além do leilão vamos ter comes e bebes e o Grupo de Bombos de Santo Adrião vai estar na animação”, explica António Carneiro, ou Carneiro da lenha como é conhecido, sublinha.
As obras da Igreja de Santa Eulália foram inauguradas a 04 de agosto deste ano, no decorrer das Festas em Honra da Padroeira. Coincidiu ainda com outro momento especial para a Paróquia eulalense, isto porque, a Igreja de Santa Eulália comemorava 300 anos da sua construção. O templo foi construído em 1724, embora a torre tenha surgido mais tarde, em 1844. A cerimónia contou com a presença D. Manuel Linda, Bispo do Porto, que presidiu a eucaristia desse dia.
De acordo com António Carneiro, ainda faltará pagar cerca de 10 mil euros e no futuro deverá haver mais atividades de angariação de fundos.
Quanto à Festa das Colheitas, esta vai realizar-se a 12 de outubro, também no Adro da Igreja de Santa Eulália. Será a partir das 20h30 e também aqui há cortejos associados; o milho vai sair na zona das Portelas, e o cenário referente às vindimas vai partir de Vila Pouca. A desfolhada e a recriação da pisada das uvas vão acontecer no Adro da Igreja. Haverá comes e bebes e atuarão o Grupo de Bombos Os Achados da Reta e o Grupo de Bombos dos Escuteiros de Santa Eulália. É esperada também uma “surpresa” do Grupo Folclórico da freguesia.
O convite é endereçado a toda a comunidade.