"Juntos por Valência": Donativos seguiram ontem para Espanha

Este sábado, 09 de novembro, quatro carrinhas partiram de Frazão, Paços de Ferreira, com destino a Valência, transportando os materiais recolhidos no âmbito da campanha “Juntos por Valência”. Uma das carrinhas levava apenas medicamentos e alimentos pedidos pela equipa de busca e salvamento no terreno.

Em comunicado enviado para a nossa Redação é referido que a viagem envolveu 12 voluntários, estando previsto o seu regresso ao final do dia deste domingo. O movimento conta com o apoio da Mediterrânea Transportes, que cedeu um camião e um armazém em Valência, onde os materiais serão armazenados e distribuídos.

O movimento “Juntos por Valência” é um exemplo vivo de como a união, a solidariedade e o grande coração dos portugueses podem fazer a diferença. Em tempo recorde, uma rede de voluntários, empresas e cidadãos, movidos pela sua generosidade e espírito solidário, conseguiu organizar uma ação de comunicação e logística que permitiu apoiar as vítimas das inundações em Valência, refletindo a força e o compromisso que caracterizam o povo português, lê-se no comunicado.

O movimento “Juntos por Valencia” surgiu na última semana, após uma conversa informal via WhatsApp, entre duas pessoas sensibilizadas com as vítimas das inundações em Valência, Espanha. O gesto, que inicialmente parecia simples, rapidamente se transformou numa grande mobilização, unindo centenas de voluntários e organizações em Portugal.

Em poucas horas, a iniciativa ganhou força. Criou-se uma página no Facebook e um evento para divulgar a causa. O apoio da página “Meteo Trás os Montes - Portugal” foi crucial, dado que ajudou a espalhar a mensagem.

O movimento começou com cerca de 10 pontos de recolha, principalmente no Norte de Portugal, mas rapidamente expandiu-se para 53 pontos em mais de 20 cidades. Vizela, concretamente, a EB Enxertos, era um desses pontos de recolha. A comunicação entre os pontos de recolha foi organizada através de grupos de WhatsApp para garantir que os materiais chegassem a tempo ao centro de operações, instalado em Frazão, Paços de Ferreira.

Com o apoio de voluntários e empresas locais, foram recolhidos materiais essenciais como máscaras, medicamentos, produtos de higiene e limpeza, alimentos sem glúten e sacos de lixo, entre outros. A adesão foi tão grande que foi necessário organizar a logística para garantir que tudo fosse entregue a tempo no centro de operações.

PUB___