Junta de Regilde inaugura este domingo Parque de Lazer

Obra pensada em 2017 e possível de concretizar após uma candidatura ao PDR

Não foi bandeira eleitoral de Jorge Monteiro e da sua equipa, mas a ideia nasce em 2017, aquando da sua primeira tomada de posse como presidente da Junta de Freguesia de Regilde. “Era muito difícil realizá-lo com fundos próprios, aliás, era impossível”, disse o autarca ao RVJornal, no entanto, a Junta deitou mãos à obra. Com a ajuda de uma arquiteta paisagista [Gabriela Pinto] foram sendo dados passos importantes. “Encontrámos a pessoa ideal, teve visão e elaborou o projeto sem saber se seria executado. Pedimos-lhe para visitar o espaço, ficou apaixonada e elaborou o projeto”. Em finais de 2019 a Junta de Freguesia agarrou a oportunidade de o candidatar ao PDR 2020: “E tivemos a sorte de sermos contemplados com uma verba de 85% do projeto inicial, isto porque o projeto todo era mais abrangente com outros equipamentos que podem vir a ser implementados no futuro, no valor que ronda os 700 mil euros. O primeiro projeto era de 160 mil euros e fomos contemplados com 85%, os outros 15% pedimos à Câmara Municipal de Felgueiras e o senhor presidente acedeu”.

Diz Jorge Monteiro que foi uma oportunidade bem aproveitada pela autarquia que dirige e, que tenha conhecimento no concelho, Regilde foi a única freguesia até agora a candidatar um projeto ao PDR. “Apesar de não ter participação monetária da Junta, foi implementado por nós a 100% e se alguma critica surgir, estou cá a dar a cara”, referiu.

O espaço [cujo terreno pertencia à Câmara], para quem o conheceu até 2017, está irreconhecível. “Na altura, só 10% do parque tinha mesas de pedra e havia uma churrasqueira para além de entulho, toda a gente deitava aqui o lixo. Encontrámos depois uma mina no local, conseguimos alcançar a água, de resto não havia mais nada”. Isto é, refere ainda o autarca de Regilde, acabou por se resolver dois problemas, “criámos um espaço para conviver e sanámos o entulho, que causava impacto ambiental e visual terríveis”.

Quem se deslocar agora ao Parque de Lazer encontra cinco novas churrasqueiras e uma outra requalificada que já existia, oito mesas, um lago, uma fonte com um tanque e os caminhos pedonais, com dois quilómetros. Além disso, há ainda iluminação noturna para a segurança dos caminhantes, sendo que, mais tarde, acrescenta Jorge Monteiro, poderá vir a nascer ali um parque infantil. Será um projeto e uma obra que marcarão o mandato de Jorge Monteiro, que tem como objetivo chamar também pessoas de fora da freguesia e do concelho. Além disso, “a minha vontade é que seja feira uma ligação ao rio, mas isso depende da boa vontade dos proprietários dos terrenos, com quem já fizemos os primeiros contactos. Gostaríamos também de fazer uma praia fluvial (…) a água do rio já esteve pior, embora o processo de despoluição do Rio Vizela seja contínuo, daqui a uns anos vamos falar disto como um cancro curado. Esta poderá ser uma entrada, um projeto de mobilidade para o concelho que pode começar aqui, percorrer o rio até Vila Fria e Pombeiro”.

Uma obra desta envergadura e importância, refere o autarca, tem de ser inaugurada com festa. “Estou empenhado nesse momento porque é uma obra importante para Regilde e para Felgueiras, porque no concelho não existe um espaço como este”, adianta. 

No domingo, realiza-se neste novo e único Parque de Lazer natural, uma missa campal, às 11h00, e de seguida a cerimónia de inauguração, com o descerramento de uma placa, momento que será presenciado pelo autarca de Felgueiras, Nuno Fonseca. O almoço será oferecido pela Junta a todos os presentes e vai acontecer no Parque de Lazer, que terá insufláveis para os mais novos. “Teremos um mega insuflável com 20 metros de comprimento, e de tarde haverá espetáculo musical com os artistas da terra, Tânia Sampaio, Luizão e os 4 Mens”. A Junta de Freguesia de Regilde está à espera de uma grande adesão até porque o tempo estará quente.

PUB___