Juniores do FC Vizela garantem lugar na Fase de Subida

Jogo desta tarde ditou goleada sobre o AFS por 5-1

 

Tarde de sábado em Santo Adrião com jogo importante no que toca ao Campeonato Nacional de Sub-19, mais propriamente a II Divisão, com o Vizela a receber o vizinho de Vila das Aves e a triunfar por 5-1.

Os comandados de Marcos Bastidas chegavam a este encontro da Jornada 15 da Série A na liderança (com 33 pontos), mesmo com menos uma partida realizada em relação à grande maioria dos seus concorrentes, e com a certeza de que com uma vitória perante o AFS carimbava automaticamente um lugar entre os dois primeiros e a consequente qualificação para a Fase de Subida. Do outro lado, os avenses, a dividirem o 3° posto com o Varzim (ambos com 23 pontos), ainda com esperanças em chegarem pelo menos ao 2° lugar, posição essa ocupada pelo Moreirense (32 pontos), à partida para esta ronda.

O desafio foi praticamente de "sentido único" na primeira metade, com os homens da casa a levarem uma vantagem de quatro golos para o descanso. Logo aos 11', Guilherme Santos recuperou o esférico a um defensor contrário, já no interior da área avense, e na cara do guardião visitante não desperdiçou. Aos 28', foi a vez de Xavier Cavaco faturar, na sequência de um livre, aproveitando uma má saída do guardião Afonso Gualter para, de cabeça, dilatar a vantagem vizelense.

Já aos 36', Rodrigo Sebastião atirou à barra da baliza forasteira, mas três minutos depois, o mesmo Rodrigo Sebastião fez o golo, colocando o marcador em 3-0.

Antes do intervalo, tempo ainda para novo tento da turma da casa, com Maksym Lysenko, aos 43', a apontar o quarto golo da formação vizelense.

Na etapa complementar, a equipa de Vila das Aves parecia entrar com uma outra atitude, conseguindo mesmo reduzir diferenças, aos 53', por intermédio do seu capitão Gonçalo Fernandes. Contudo, logo no minuto seguinte, Rodrigo Sebastião bisou e fez o resultado final.

O guarda-redes avense teve ainda um conjunto de boas intervenções que evitaram o dilatar do marcador e, no final, triunfo do Vizela por cinco bolas a uma, que assim garante o apuramento para a Fase de Subida, enquanto os visitantes, com este desaire, ficaram arredados da luta por esse objetivo.

Os vizelenses têm ainda mais quatro encontros para disputar nesta Fase Regular, enquanto o AFS tem apenas mais três desafios para o campeonato antes da próxima fase. O próximo jogo do Vizela é em Vila Verde, para cumprir o jogo em atraso da Jornada 14, frente ao Vilaverdense. Curiosamente, o conjunto de Vila Verde é também o próximo adversário dos avenses, em partida a contar para a 16ª Jornada.

Nuno Pinto 

PUB___