José Lopes Videira despede-se de uma vida de 104 anos

Partiu hoje José Lopes Videira, depois de ter completado 104 anos de vida no passado dia 07 de julho. Nasceu em S. Miguel das Caldas de Vizela, freguesia onde vivia, mais precisamente no Lugar a que chamam de Hotel do Padre, na Av. dos Bombeiros Voluntários.

Aliás foi guarda-noturno do extinto Hotel Universal e funcionário, durante meio século da antiga Fábrica Brito&Gomes, que laborava no centro da então vila vizelense. José Lopes Videira foi ainda atleta, no ano de 1938, do Atlético Vizelense e, depois, um dos sócios fundadores do FC Vizela, clube que o homenageou em vida.

Ao longo da sua vida foi também um homem do associativismo colaborando com várias outras instituições, de que foram exemplo o “Notícias de Vizela”, a Santa Casa da Misericórdia de Vizela e o Hóquei em Patins, colaborando com a cobrança das quotas dos associados.

Foi no mandato de José Borges na presidência do Rotary Clube de Vizela, que a associação prestou uma homenagem a todos os trabalhadores têxteis desta região e fê-lo na pessoa de José Lopes Videira. Foi ainda distinguido em 2019, pela Câmara Municipal de Vizela, no decorrer da Gala do Desporto daquele ano.

O vizelense era viúvo de Josefina Teixeira e pai de oito filhos, entre os quais, Goreti Videira, cooperadora da Rádio Vizela. A toda a família, esta Cooperativa apresenta as sentidas condolências neste momento que é de despedida do seu ente querido.

O seu funeral realiza-se amanhã, sexta-feira, dia 23 de julho, às 17h00 da Capela Mortuária de S. Miguel das Caldas de Vizela, onde se encontra depositado, para a igreja onde será celebrada a missa de corpo presente, indo de seguida a sepultar no cemitério da mesma freguesia.

PUB___